Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Doenças que mais liberam benefício por incapacidade temporária do INSS; você tem alguma delas?

Confira dados sobre o benefício por incapacidade temporária do INSS em 2023 e descubra quais são as doenças que mais afastam trabalhadores.

O benefício por incapacidade temporária do INSS, mais conhecido como auxílio-doença, é uma alternativa viável quando o trabalhador precisa ficar afastado por mais de 15 dias por motivo de doença.

Os últimos dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 2,5 milhões de funcionários conseguiram esse benefício em 2023. A hérnia de disco foi a principal causa entre os beneficiários, com um total de 51,4 mil casos.

Números sobre o benefício por incapacidade temporária do INSS em 2023, de acordo com o governo

Na lista de causas para o afastamento, destacam-se outras enfermidades além da hérnia de disco. A dor na lombar assume a segunda posição, com 46,9 mil trabalhadores afastados. O ranking destaca ainda miomas uterinos, que resultaram em 41,8 mil concessões, seguidos por fraturas no punho.

Entre as 50 principais causas para afastamento com benefício de incapacidade temporária do INSS, também estão presentes casos de pedra na vesícula, episódios depressivos, ansiedade, apendicite, AVC e infarto.

Veja também: Veja a lista das 5 cidades históricas mais visitadas no Brasil

Médica com estetoscópio em torno do pescoço segurando um cofrinho em formato de porco, em alusão ao benefício por incapacidade temporária do INSS.
Imagem: Andy Dean Photography / shutterstock.com

Crescimento significativo

Ao comparar os dados de 2023 com 2022, nota-se um aumento de 68% no número de trabalhadores afastados por hérnia de disco. Naquele ano, a doença ocupava a quarta posição da lista, sendo a causa de 30,6 mil benefícios por incapacidade temporária do INSS.

Além disso, outras enfermidades, como a fratura no punho e a dor na lombar, também seguiram o padrão de crescimento significativo em 2023.

Afinal, quando é possível receber o benefício por incapacidade temporária do INSS?

Um funcionário pode ser afastado do trabalho por doença quando recebe um atestado médico com um pedido de afastamento. Nesse sentido, o que gera o direito ao pagamento é a incapacidade de exercer sua atividade profissional em decorrência da doença.

Os primeiros 15 dias de afastamento são custeados pelo empregador. Após esse período, a responsabilidade é do INSS. O órgão, posteriormente, submete o empregado a uma perícia médica para avaliar o tempo necessário de afastamento e determinar se ele tem direito ao auxílio-doença.

Qualquer pessoa segurada tem direito ao benefício por incapacidade temporária do INSS, incluindo empregados CLT, autônomos, empreendedores, entre outros. Mesmo os desempregados possuem uma carência de 12 meses para pleitear o benefício em caso de acidente de trabalho.

Imagem: Andy Dean Photography / shutterstock.com