Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dois grandes bancos são investigados por fraude fiscal

Bancos de alta relevância estão envolvidos em uma ampla investigação sob acusações graves de fraude e lavagem de dinheiro. Veja!

De acordo com a Promotoria da França, bancos estão sendo investigados sob acusação de fraude fiscal e lavagem de dinheiro. Dentre os nomes envolvidos no caso estão o HSBC e o BNP Paribas. 

As operações de busca foram iniciadas pelas autoridades em Paris, com a participação de mais de 100 inspetores e 16 magistrados. Para isso, foram necessários diversos meses de preparação, conforme apontou a Procuradoria Nacional de Finanças (PNF). 

As buscas decorrem de cinco processos que foram abertos no final de 2021 que tratam sobre fraude fiscal e lavagem de dinheiro em pagamentos de dividendos. Na Alemanha, casos semelhantes foram registrados. 

Banco HSBC

O HSBC é um banco global que foi fundado em Hong Kong e Shanghai, na China. O banco opera em diversos países em todo o mundo e é um dos maiores bancos em escala mundial em termos de ativos e capitalização de mercado.

A instituição financeira oferece uma ampla variedade de serviços financeiros, incluindo serviços bancários pessoais e comerciais, gestão de patrimônio, seguros, empréstimos e financiamentos, e serviços de tesouraria e câmbio. O banco também é conhecido por sua expertise em comércio internacional e finanças corporativas.

Vale lembrar que, no entanto, o HSBC já enfrentou críticas e escândalos em relação a questões como lavagem de dinheiro, evasão fiscal e financiamento de atividades ilegais no passado. 

Banco BNP Paribas 

O BNP Paribas é um banco global que foi fundado em 1848 na França. Atualmente, o banco é um dos maiores do mundo em termos de ativos e capitalização de mercado, com presença em mais de 70 países em todo o mundo.

Também oferece uma ampla variedade de serviços financeiros, incluindo serviços bancários pessoais e comerciais, gestão de patrimônio, seguros, empréstimos e financiamentos, e serviços de tesouraria e câmbio.

Há alguns anos, o BNP também enfrentou críticas e multas em relação a questões como lavagem de dinheiro e violações de sanções internacionais.

Imagem: Anton_AV / Shutterstock