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É o fim dos carros a gasolina e a diesel? Governo cogita proibir a partir de 2030

PL visa proibir carros a gasolina e diesel até 2030. Prepare-se para uma era de mobilidade sustentável e transformação urbana.

O Brasil está prestes a dar um grande passo em direção à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente com a possível aprovação de um projeto de lei inovador para carros.

A proposta em questão visa proibir a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, já a partir de 2030, marcando um caminho sem volta na busca por soluções mais verdes e sustentáveis para nosso país.

A votação do PL, que estava prevista para esta quarta-feira (20), foi adiada sem que uma nova data tenha sido anunciada.

Qual a proposta do Senado para os veículos a gasolina e a diesel?

mão masculina abastecendo carro
Imagem: Freepik/Reprodução

A necessidade de reduzir a emissão de gases do efeito estufa é uma realidade urgente. Esses gases, especialmente o dióxido de carbono, são grandes contribuintes para o aquecimento global e as mudanças climáticas que observamos hoje. A queima de combustíveis fósseis por veículos é uma das principais fontes dessas emissões, por isso, a busca por alternativas se faz cada vez mais necessária. 

O projeto de lei, PLS 304/2017, originado da visão do senador Ciro Nogueira (PP-PI), não só planeja proibir a venda de automóveis novos a combustíveis fósseis a partir de 2030 como também estipula que, a partir de 2040, será proibida a circulação desses automóveis.

Contudo, transporte movidos a biocombustíveis, como etanol, estarão liberados, além de algumas exceções que incluem automóveis de coleção, veículos oficiais, diplomáticos e carros de visitantes estrangeiros. 

Como o Brasil se compara a outros países neste movimento?

O Brasil não é o único a adotar medidas mais severas contra veículos poluentes. Países como o Reino Unido, França, Índia e Noruega já anunciaram planos semelhantes, com datas que variam entre 2025 e 2040 para implementar restrições à venda e circulação de veículos movidos a combustíveis fósseis.

Dessa forma, a adoção de veículos elétricos e movidos a biocombustíveis representa uma oportunidade significativa de redução nas emissões de gases de efeito estufa, particularmente no setor de transportes, que é um dos maiores emissores.

Além disso, a transição para essas alternativas menos poluentes incentivará a indústria nacional dos biocombustíveis, como o etanol.

O que resta para a implementação do projeto?

Após a análise pela Comissão de Meio Ambiente do Senado, o projeto segue para votação terminativa. Em caso de aprovação sem recursos para votação em Plenário, o encaminhamento será feito para a Câmara dos Deputados.

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A aceitação deste projeto reforçaria o compromisso do Brasil com os acordos internacionais de redução de emissões e destacaria o país como líder em iniciativas de sustentabilidade no cenário global.

Imagem: All About Space / Shutterstock.com