Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível ainda conseguir descontos no IPTU 2024 utilizando apenas o CPF?

Gostaria de começar o ano economizando em algumas despesas? Descubra se é possível conseguir desconto no IPTU em 2024 utilizando o seu CPF.

A cada início de ano, as prefeituras enviam a tradicional carta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Mas você sabia que é possível conseguir descontos no IPTU em 2024 apenas utilizando o número do seu CPF?

O pagamento do imposto é uma obrigação das pessoas proprietárias de residências urbanas. Contudo, se você pensa que essa é somente uma despesa, fique atento. Esse valor é de fundamental importância para o financiamento de investimentos municipais.

Com o tributo, a prefeitura faz investimentos em áreas como saúde, educação e segurança. Geralmente programado para vencer a partir de janeiro, o IPTU oferece a opção de parcelamento e até mesmo descontos usando o CPF em determinadas situações.

Usando seu CPF para conseguir desconto no IPTU em 2024

Mãos de duas pessoas que conversam apoiadas em uma mesa. Uma segura uma caneta, enquanto a outra segura uma calculadora. Sobre a mesa, um documento em papel e uma miniatura de casa.
Imagem: 89stocker/Shutterstock.com

Muitas prefeituras oferecerão desconto no IPTU em 2024 a alguns contribuintes, que podem solicitá-lo com a simples apresentação do número do CPF e outros documentos. Participar de programas municipais de benefícios é uma forma de conseguir esses descontos.

Veja também:

Pagamento de R$ 1420 do Bolsa Família em dezembro, saiba se você irá receber

Em 2024, o desconto no IPTU poderá ser oferecido a quem for bom pagador, aposentado ou pensionista do INSS. Além disso, o benefício pode contemplar quem inclui o CPF em notas fiscais de prestadores de serviço. As alternativas variam de acordo com a prefeitura de cada cidade, e algumas oferecem até isenção total do imposto. 

Isenção do IPTU 2024: é possível?

Dependendo do perfil do cidadão e da sua renda, algumas prefeituras oferecerão não apenas descontos, mas também isenção total do IPTU em 2024. Caso a renda seja de até três salários mínimos, por exemplo, pode haver a isenção total do tributo.

Além disso, se a renda for de três a quatro salários mínimos, ou de quatro a cinco salários mínimos, os descontos podem ser, respectivamente, de 50% e 30%. Ademais, para solicitar a isenção do IPTU 2024, é necessário levar alguns documentos para a prefeitura da sua cidade.

Isso inclui, por exemplo, cópia do documento de identidade, do CPF, dos comprovantes de renda e de residência, além da certidão de valor venal do imóvel. Por outro lado, o não pagamento desse imposto pode resultar em multas, juros e correção monetária.

Imagem: 89stocker/Shutterstock.com