Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova identidade pode substituir o passaporte?

O novo modelo da identidade, a CIN, apresenta o código dos passaportes; mas isso significa que um documento pode substituir o outro?

O novo modelo de identidade, a Carteira de Identificação Nacional (CIN) vai vir acompanhada de novas informações. Isso inclui, por exemplo, o Machine Readable Zone (MRZ), que podemos encontrar nos passaportes. 

Em tradução, MRZ significa “Zona Legível por Máquina”, na prática, se trata de um código presente no passaporte. Em vista disso, surgem as dúvidas sobre a substituição do passaporte pela CIN. 

A dúvida é válida, contudo, a CIN não poderá substituir o passaporte. A exceção se dá apenas se você viajar para os países incluídos no Mercosul, pois deste modo, somente a identidade é aceita para a embarcação.

Viajem para países do Mercosul com a CIN

O modelo de identidade antigo já é aceito nas viagens para os países incluídos no Mercosul, portanto, isso continuará com a CIN. Inclusive, a maioria dos países do Mercosul são fronteiriços com o Brasil. Esta lista inclui a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Um passaporte, uma Carteira de Identidade, um CPF e um Título de Eleitor

Para viajar sem o passaporte para os países citados, é fundamental prestar atenção no documento de identidade. Nesse sentido, ele deve estar em bom estado, com uma foto reconhecível e ter sido emitido há menos de dez anos. 

Ademais, outros documentos como, por exemplo, Carteira de Trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não serão aceitos para as viagens entre os países do acordo em comum do continente sulamericano.

Veja também:

Veja como consultar todas as vantagens do seu cartão Bradesco

Quais são as novidades da CIN?

Agora, a CIN está padronizada a nível nacional, anteriormente, este padrão era a nível estadual. Além da versão física, que pode ter o material em policarbonato, também haverá a versão digital, disponível no site ou aplicativo do Gov.br, disponível para Android e iOS.

O diferencial da nova identidade está na segurança. Elementos como o QR Code e a unificação ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) garantem a redução de fraudes envolvendo o documento. 

Imagem: Nagasima / shutterstock.com