Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível cancelar uma transferência bancária?

Transferências bancárias podem ser realizadas de forma errada e causar grandes prejuízos. Veja se é possível evitar este tipo de situação!

Com a popularização do Pix, as transferências bancárias entre pessoas e empresas têm se tornado cada vez mais comuns. Diante da facilidade e agilidade, contudo, alguns erros podem acontecer e o valor ser direcionado para outra conta. Assim, será que é possível cancelar a operação a fim de evitar prejuízos?

No caso do Pix, como é efetuado de forma praticamente instantânea, ao fazer por engano, a única saída do usuário é entrar em contato com o recebedor e solicitar o dinheiro de volta. Porém, isso nem sempre dará certo por razões óbvias. 

Em contrapartida, no caso do TED (Transferência Eletrônica Disponível), que permite transações de qualquer valor nos dias úteis, é possível solicitar o cancelamento. Para isso, o cliente precisa entrar em contato com a instituição financeira até às 17h do mesmo dia em que a operação foi iniciada. 

Cancelamento de transferências agendadas 

Atualmente, as maiorias dos bancos permitem o agendamento de transferências. Assim, os clientes podem ajustar as transações de acordo com necessidades específicas. Nesses casos, também há a possibilidade de cancelar a transação. 

Na maior parte das situações, o usuário pode fazer o cancelamento por meio do extrato ou histórico de pagamentos agendados diretamente pelas plataformas digitais. Desse modo, fica mais fácil desfazer um erro e evitar prejuízos. 

Veja também: É possível sacar o FGTS em um caixa eletrônico?

Como evitar enviar um Pix errado?

Desenho de uma pessoa transferindo dinheiro de uma conta no celular para outra.
Imagem: UniqueVector / shutterstock.com

Como exposto acima, ao realizar um Pix errado, a devolução do dinheiro acaba ficando mais complicada. Por isso, o mais recomendado é estar atento a algumas medidas que podem evitar esse tipo de situação. Veja algumas dicas a seguir:

  • Preste atenção na hora de inserir a chave;
  • Verifique todas as informações do recebedor antes de confirmar a transação;
  • Atenção dobrada com as informações nas transferências via QR Code;
  • Faça transferências apenas pelos canais oficiais das instituições financeiras;
  • Fique atento na hora de realizar compras online e dê preferência para sites seguros e conhecidos.

Imagem: UniqueVector / shutterstock.com