Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível consultar multas com a placa do veículo?

Veja também como consultar multas online utilizando seus dados

Afinal, é possível consultar uma multa sabendo somente a placa do veículo? A resposta é não. Para além da placa, é preciso mais um dado crucial: o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Esse código armazena todo o histórico do veículo. É uma sequencia de 11 dígitos que consta no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Tendo essa informação, é possível obter acesso a vários dados do veículo.

Consultando multas online

Com o Renavam e o número da placa em mãos, o usuário poderá consultar as multas pelo Portal de Serviços SENATRAN. Para o uso dessa ferramenta, é preciso efetuar um cadastro no portal usando o CPF do titular e criando uma senha de acesso. Também é preciso ter a CHN Digital.

Depois de acessar o site, o usuário deve procurar a opção “Outros Serviços” e em seguida “Infrações”. O próximo passo é acessar a aba “Consulte as suas infrações de trânsito” e por fim em “Acessar serviço”. Depois disso, será possível consultar as potenciais multas.

CNH Digital

A CNH Digital, exigida para que o usuário tenha acesso a consulta de multas pelo Portal do SENATRAN, é uma versão digitalizada da Carteira Nacional de Habilitação. Para tanto, deve-se baixar a Carteira Digital de Trânsito, disponível no Google Play, para Android, e na App Store, para iOS.

Será preciso então fazer um cadastro, usando o CPF. Em seguida, o app irá pedir para o usuário criar um código de quatro dígitos que será usado sempre que a Carteira Digital for utilizada. Para solicitar a versão eletrônica, é preciso possuir uma CNH física valida.

Para fazer o requerimento, deve-se buscar o campo “Habilitação” e depois em “Toque aqui para adicionar a sua CNH”. Um método de autenticação deverá ser escolhido pelo usuário. As opções são: “Validação pelo celular (Validação Facial)”, “Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran)”, “Sem certificado digital (Validação de balcão do Detran)”.

A depender da opção escolhida, o usuário ainda deverá informar alguns outros dados para o processo ser finalizados. Dentre estes, o CEP do lugar em que morava na data da emissão da CNH física e o número de telefone.

Imagem: rafapress/shutterstock.com