Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Posso ser multado por estacionar meu carro em frente a minha própria garagem?

É comum ver motoristas que têm o costume de estacionar seus carros na frente das garagens que os pertencem

Imagine a seguinte situação: você está todo preparado para sair de casa, já com sua bolsa ou mochila e as chaves do carro na mão, e se depara com um veículo estacionado bem em frente a sua garagem. Essa situação, embora aqui tenhamos apenas proposto uma imaginação, é uma realidade vivida por muitos condutores brasileiros.

No entanto, observe que estamos falando de uma pessoa parando o carro e inviabilizando a passagem do automóvel do residente da casa, atitude totalmente errada. É desse fato que nasce uma questão bastante interessante: o que acontece quando o condutor coloca o carro na frente da própria garagem? Ele pode ser multado? Saiba!

Posso ser multado por estacionar meu carro em frente a minha própria garagem?

Está proibido estacionar em frente a guias rebaixadas ou locais que não permitem a locomoção de outros veículos. A pena aplicada neste caso é de multa e perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, existe a possibilidade do carro ser guinchado.

Mas isso não somos nós, do Seu Crédito Digital, que estamos afirmando. O Art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz as afirmações citadas acima. Sendo assim, se uma pessoa estaciona seu carro em frente à própria garagem, ela pode ser multada em R$ 103,16 por estar impedindo a passagem de outros veículos.

Caso receba uma multa por parar na frente da própria garagem, o condutor pode recorrer da decisão que levou a aplicação da pena. Ao obter êxito, o cidadão terá a infração anulada pelas autoridades competentes. Se o veículo tiver sido apreendido, o poder público deverá devolvê-lo.

Erros simples que geram multas

Estacionar na frente da própria garagem não é o único erro comum que muitos motoristas sequer têm ideia da gravidade. Aliás, em inúmeros casos o condutor até sabe das suas obrigações no trânsito, mas prefere adotar práticas que não o favorecem, muito menos quem está ao redor. 

Entre os erros que podem gerar multa estão o ato de molhar o pedestre ao passar com o veículo por cima de poças d’água em dias de chuva, dirigir o carro e fumar ao mesmo tempo, e também conduzir o automóvel na reserva, já sem combustível.

Imagem: Monkey Business Images / shutterstock.com