Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível pagar mais barato nos planos de celular, internet e streaming; veja como

É possível otimizar seus gastos com planos de celular e serviços de streaming em 2023! Saiba como negociar com provedores e avaliar combos!

O constante avanço da tecnologia e a crescente necessidade de estarmos sempre conectados traz à tona uma preocupação relevante: os gastos com planos de celular, dados móveis, internet e streaming.

Com o aumento expressivo das assinaturas de plataformas como Netflix e Spotify, por exemplo, a fatura mensal pode inflar. Por outro lado, a boa notícia é que, com algumas estratégias, é possível economizar e otimizar esses gastos, tornando-os mais compatíveis com o orçamento pessoal ou familiar.

Como negociar com o provedor para economizar?

mulher com celular em mãos sorrindo
Imagem: @rawpixel.com / freepik.com

Um importante passo para economizar com telecomunicações e streaming é negociar diretamente com o provedor.

Seja ele a operadora do plano de celular, o provedor de internet ou a plataforma de streaming, é interessante manter contato e verificar periodicamente se existem novos planos ou promoções que possam resultar em um serviço melhor por um preço mais baixo.

Os combos são realmente uma opção vantajosa?

Outra opção comum oferecida pelas operadoras são os pacotes combo, que unem, em uma única conta, serviços de telefonia, internet e TV por assinatura. Apesar de, à primeira vista, parecerem vantajosos e promoverem uma certa economia, é essencial analisar se todos os serviços inclusos serão realmente utilizados.

Segundo a especialista em educação financeira Aline Cristina, caso a utilização seja apenas do básico, a contratação do combo pode não valer a pena.

Veja também:

7 passos simples para melhorar a sua vida financeira

Qual a melhor forma de escolher um plano ou pacote?

Uma recomendação válida é a de comparar os planos disponíveis entre diferentes operadoras e provedores, considerando as necessidades de uso pessoais ou familiares. Em relação ao plano de celular, deve-se observar a franquia de dados e minutos disponíveis.

No caso da TV por assinatura, a quantidade de canais oferecidos faz diferença. Para os serviços de internet e streaming, a velocidade de conexão e o catálogo de títulos disponíveis são critérios importantes.

Sem dúvida, a consciência de nossas reais necessidades é a chave para escolher o pacote mais econômico e, simultaneamente, atender às nossas demandas. Portanto, o segredo está em saber gerir os recursos disponíveis, optando por serviços que realmente serão utilizados, e diminuir custos.

Imagem: @rawpixel.com / freepik.com