Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível receber o seguro-desemprego e o Bolsa Família em simultâneo?

Recebe o Bolsa Família e o seguro-desemprego ao mesmo tempo, mas está com medo de perder um desses benefícios? Confira se isso é possível.

Assim como o seguro-desemprego impõe suas regras como uma verba trabalhista, o Bolsa Família determina seus requisitos como um programa social. Quanto ao último, todas as regras são importantes, mas a da renda per capita se destaca.

Se por exemplo, uma família perder o benefício porque um dos integrantes tem pouca frequência na escola ou não está vacinado, basta resolver a questão e atualizar o registro no Cadastro Único (CadÚnico). No entanto, se a renda de R$ 218 for ultrapassada, não haverá como receber o auxílio.

Isso significa que sim, você pode receber o Bolsa Família e o seguro-desemprego ao mesmo tempo, mas essa regra não pode ser fraudada. Nesse sentido, é interessante que você entenda sobre todas as normas dos dois benefícios.

O que pode fazer uma pessoa ficar sem o Bolsa Família?

Neste ponto você já sabe sobre a regra do Bolsa Família sobre a renda per capita, mas, além disso, há diretrizes em relação às áreas de saúde e educação. É fundamental que os estudantes mantenham uma frequência mínima escolar.

No caso das crianças de até 5 anos, que ainda não estão na fase de alfabetização, a frequência mínima é de 60%. Já os estudantes entre 7 e 18 anos precisam estar presentes em, no mínimo, 75% de suas aulas. 

No campo da saúde, as gestantes precisam ter um acompanhamento pré-natal. No mesmo sentido, crianças de até 7 anos precisam ser levadas a um acompanhamento nutricional. Por fim, para continuar no programa, todos devem ser vacinados. 

O que faz alguém perder o seguro-desemprego?

O objetivo desse benefício trabalhista é proteger financeiramente o cidadão que foi demitido sem justa causa. No entanto, esse amparo pode ser suspenso em algumas situações. É o caso, por exemplo, de pessoas que recebem outros benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Portanto, se você receber a aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, Benefício por Prestação Continuada (BPC), o seguro-desemprego será cortado. Quanto aos benefícios do INSS, a exceção se dá apenas ao auxílio-acidente, ao abono de permanência em serviço e o auxílio-suplementar. 

O corte acontece porque fica entendido que você já possui uma renda. No mesmo sentido, o seguro-desemprego vai ser cortado se houver início de um novo vínculo formal de trabalho. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com