Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É possível se aposentar com somente 50 anos?

Confira algumas das mudanças que a Reforma da Previdência de 2019 trouxe para os trabalhadores e veja se é possível se aposentar aos 50 anos.

O planejamento previdenciário visa por buscar informações referentes ao melhor modelo de aposentadoria e quanto precisa ser pago ao INSS. Dessa forma, o instituto disponibiliza um simulador que ajuda o assegurado a descobrir o tempo que falta para se aposentar, seja por idade ou por tempo de contribuição.

Com a Reforma da Previdência promovida em 2019, a idade mínima de aposentadoria para homens passou a ser de 65 anos. Já para mulheres, a faixa etária foi ajustada para 62 anos.

Para os que eram inscritos no INSS antes de novembro de 2019, quando as mudanças começaram a valer, o que mais importa é o tempo de contribuição previdenciária. São necessários, no mínimo, 15 anos de pagamento ao INSS.

Sendo assim, dependendo do quadro, uma pessoa de 50 anos pode se aposentar. Saiba mais a seguir.

Mudanças graduais para aposentar

A reforma definiu regras de transição para reduzir seu impacto na vida dos trabalhadores. Três dos cinco tipos de transições possíveis foram modificados a partir de 1º de janeiro, segundo o site Poder 360º. São elas: Transição por pontos, tempo de contribuição e idade mínima e idade.

No primeiro caso, todo trabalhador tem uma pontuação resultado da soma de sua idade com o tempo de contribuição. Homens precisam ter, no mínimo, 100 pontos e mulheres 90. Contudo, também é necessário um tempo mínimo de contribuição: 35 para eles e 30 para elas.

Dessa forma, se a pessoa atingiu a quantidade de pontos e tempo de contribuição até o dia 12/11/2019, é possível se aposentar. Contudo, o cidadão teria que começar a trabalhar muito cedo. Geralmente, esse grupo de aposentados aos 50 anos são da zona rural.

A regra estipula o aumento de um ponto por ano até alcançar 100 para mulheres e 105 para homens em 2033 e 2028, nessa ordem.

Mais regras para aposentar

Já na regra de transição por tempo de contribuição e idade mínima, a faixa etária mínima para aposentadoria sobe meio ponto por ano. Isso acontece até alcançar 62 para mulheres e 65 para homens em 2031.

Em 2023, por esses critérios, homens precisarão ter 63 anos para aposentar e mulheres 58. O período de contribuição minimamente exigido aqui é de 35 anos para eles e 30 para elas.

Na transição por idade, é considerado um acréscimo de seis meses, por ano, à idade de inatividade das mulheres, até alcançar 62 anos neste ano. A faixa etária mínima para homens é de 65 anos. Para ambos, será exigido o mesmo tempo de contribuição mínimo: 15 anos.

Dicas

Nos três tipos de transição, o cálculo do benefício sempre considera a média dos salários de contribuição – 60% do valor integral, por 15 anos de contribuição, para elas, e 20 anos para eles. Também está prevista uma alta de 2% por ano.

Antes de decidir aposentar, avalie todos os cenários. Considere o valor da média salarial possível com os meses que faltam para alcançar a inatividade e o valor do teto do INSS. Atualmente ele está em R$ 7.087,22.

O valor do salário mínimo nos meses que faltam para estar habilitado também deve ser observado. Em geral, para quem deseja aposentar recebendo mais, sempre é mais vantajoso prolongar a tomada de decisão.  

Imagem: goodluz / shutterstock.com