Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

É verdade que Bolsonaro foi diplomado pelas forças armadas e continuará sendo presidente?

Saiba se é verdadeira a diplomação de Bolsonaro pelas forças armadas e entenda como funciona esse processo no Brasil.

Algumas publicações nas redes sociais alegam que o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL), foi diplomado para mais um mandato. O vídeo viralizou no aplicativo Kwai, no qual militares aparecem batendo continência para o presidente.

O vídeo também acompanha um texto que diz: “1º de dezembro de 2022 diplomação do presidente Bolsonaro. Urgente!! Bolsonaro diplomado”. A publicação já passou de 30 mil visualizações.

A informação é verdadeira? 

Não. É importante destacar que essa é uma notícia falsa, as tão citadas fake news, já que o atual presidente não foi diplomado pelas forças armadas. Além disso, a diplomação é uma responsabilidade do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e deve acontecer na próxima segunda-feira (12).

Por meio dela, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será reconhecido pela corte como apto a assumir a Presidência da República no dia 1° de janeiro de 2023. 

O que diz o vídeo do Kwai?

Primeiramente, é preciso destacar que o vídeo que tem circulado nas redes não tem relação com as eleições. Isso porque é apenas um registro da promoção de oficiais-generais do Exército em que Bolsonaro esteve presente na última quinta-feira (1). 

É possível encontrar o vídeo original do evento no YouTube. Essa situação, por sua vez, foi verdadeira. Bolsonaro esteve presente no evento que ocorreu em Brasília (DF), mas não há relação alguma com as eleições presidenciais. Confira um print da tela do aplicativo:

Print da tela do aplicativo Kwai com vídeo da suposta diplomação de Bolsonaro.
Imagem: Reprodução/Kwai

O que é diplomação?

No evento da próxima semana, o TSE vai entregar ao candidato que venceu as eleições o diploma. O documento atesta que Lula foi efetivamente eleito e que pode tomar posse. Assim, de acordo com o Código Eleitoral, neste documento constam as seguintes informações:

  • Nome do candidato eleito;
  • Indicação da legenda sob a qual concorreu; 
  • Cargo para o qual foi eleito. 

Imagem: BW Press / shutterstock.com