Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Em breve, termina o prazo para os beneficiários do Bolsa Família cumprirem ESTA condicionalidade

Para não ter os repasses suspensos, é preciso que os beneficiários cumpram algumas condicionalidades do Bolsa Família. Confira!

Atualmente, o Bolsa Família contempla mais de 21 milhões de famílias no Brasil. Assim, esses beneficiários do programa social recebem pelo menos R$ 600 por mês. No entanto, para não ter os repasses suspensos, é preciso que os beneficiários cumpram algumas condicionalidades.

Assim, entre as condicionalidades para continuar recebendo o Bolsa Família está o acompanhamento de saúde obrigatório, sendo necessário que os beneficiários indicados se dirijam até um posto de saúde mais próximo de sua residência portando o cartão do Bolsa Família, RG ou CPF, Carteira da Criança e o Cartão da Gestante, até o dia 20 de dezembro de 2023.

Condicionalidade de saúde do Bolsa Família

Portanto, para evitar o bloqueio do Bolsa Família devido a falta do acompanhamento de saúde obrigatório, é preciso que as crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes compareçam aos postos de saúde mais próximos, sendo que, em Salvador, elas funcionam das 8h às 16h. 

Veja também:

Golpe do Pix: como recuperar o dinheiro? Confira o passo a passo

Em Salvador, na Bahia, 311.267 pessoas devem realizar o acompanhamento das condicionalidades. No entanto, até a última sexta-feira (15), apenas 133.458 beneficiários haviam realizado o acompanhamento, o que corresponde a 43,52% das famílias atendidas no Estado.

Cartão do bolsa família em cima de várias notas de R$ 100
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Outras condicionalidades do programa social

Além da condicionalidade de saúde, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) determina outras condições para que os beneficiários recebam o Bolsa Família mensalmente. Confira:

  • Crianças com idade entre 4 e 6 anos: frequência escolar de pelo menos 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos: frequência escolar mínima de pelo menos 75%;
  • Gestantes: acompanhamento pré-natal;
  • Família: ter a carteira de vacinação atualizada de acordo com o calendário vacinal nacional.

Além disso, é preciso estar com o cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizado.

Imagem: rafapress / shutterstock.com