Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fique atento: INSS pode convocar mais 1.800 brasileiros; entenda

Carlos Lupi espera que sejam contratados mais 1.800 técnicos.

A Previdência Social está em processo de expansão. O atual ministro, Carlos Lupi, tem planos ambiciosos para a contratação de mais funcionários para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, funcionários adicionais estão sendo convocados para ajudar na gestão dos crescentes benefícios previdenciários, a fim de garantir a eficiência dos serviços oferecidos.

De acordo com Lupi, há planos para convocar mais 1.800 candidatos aprovados no último concurso para técnico do INSS. Este número vem após uma convocação inicial de 1.250 candidatos. No entanto, todo o processo de convocação está à espera da aprovação do governo.

INSS: Presidente Lula deve autorizar a convocação dos candidatos

Fachada do edifício sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde se lê "Previdência Social".
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Em entrevista ao jornal Correio Braziliense na segunda-feira (18), Lupi compartilhou sua expectativa de que a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, aprovasse a convocação dos profissionais para 2024. Segundo o ministro, o número exato de candidatos convocados depende de autorização do presidente Lula.

Os planos para um novo concurso parecem estar em espera, enquanto o foco é aproveitar os talentos já aprovados. O concurso em foco foi oficialmente aberto no segundo semestre do ano passado, oferecendo mil oportunidades imediatas para candidatos de nível médio e a formação de um cadastro de reserva.

O concurso atraiu mais de um milhão de inscrições e está programado para ser válido até 4 de maio de 2024, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano.

As responsabilidades dos novos contratados

As funções dos técnicos do seguro social envolvem um amplo espectro de tarefas administrativas. Eles devem atender ao público, prestar assessoria aos superiores hierárquicos em processos administrativos e estar envolvidos no reconhecimento de direitos previdenciários.

Além disso, os técnicos também trabalharão na instrução, tramitação e movimentação de processos e documentos, realização de estudos, pesquisas e levantamentos de informações, além da elaboração de minutas de editais, contratos, convênios e atos administrativos e normativos.

Veja também:

Em breve, termina o prazo para os beneficiários do Bolsa Família cumprirem ESTA condicionalidade

Aqueles que forem efetivados poderão ser alocados em qualquer agência da Previdência Social pertencente à Gerência Executiva do INSS para a qual optaram em concorrer. Dessa forma, espera-se que a expansão e o aumento da força de trabalho do INSS resultem em uma melhoria dos serviços oferecidos.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com