Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empreendedores inscritos no CadÚnico podem ter acesso a crédito; entenda

Uma proposta do Governo Federal visa auxiliar empreendedores de baixa renda inscritos do CadÚnico. Saiba mais!

Uma boa notícia para os empreendedores que estão inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico)! Nesse sentido, o Governo Federal estuda oferecer um modelo de acesso ao crédito para esses profissionais com baixa renda.

Logo, no último dia 7 de fevereiro, ministros de diferentes pastas discutiram o uso de recursos com o objetivo de diminuir o valor de empréstimos e financiamentos destinados a esse grupo. Continue a leitura!

Governo estuda oferecer acesso a crédito para empreendedores inscritos no CadÚnico

Nova linha de crédito para empreendedores.
Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com

Dito isso, o objetivo da ação é facilitar a obtenção de crédito com menores taxas para esses empreendedores. Dessa forma, Isso possibilita que possam empreender e, consequentemente, promover sua inclusão socioeconômica desses inscritos no CadÚnico.

Por sua vez, a reunião, que contou com a presença diversos ministros. Entre eles, Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Fernando Haddad (Fazenda) e Marcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte). Ainda, a reunião contou com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego.

Saiba mais sobre a proposta

A proposta abordada na reunião é a utilização de recursos para liberar crédito aos empreendedores. Logo, o uso do Fundo de Garantia de Operações (FGO) e o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC-FGI) podem garantir créditos bancários com taxas menores.

Os fundos garantidores de risco de crédito têm a função de possibilitar o acesso ao crédito a empresas que não possuem as garantias requeridas para contratação de empréstimos ou financiamentos.

Por sua vez, o Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC-FGI) tem como objetivo ampliar o acesso ao crédito para diversas categorias. Entre elas: Microempresários Individuais (MEIs), Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs).

O que diz o governo?

Ademais, Wellington Dias enfatizou que o objetivo deles era estabelecer um modelo que beneficiasse os empreendedores resudentes das áreas urbanas. Sendo assim, a ideia é replicar o que já era feito para aqueles que residem no campo.

Veja também:

São Paulo registra número recorde de novas empresas abertas em janeiro

Por fim, o ministro também expressou a intenção de aproveitar o atual momento positivo da economia brasileira para continuar progredindo.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com