Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estude de graça! Governo oferece cursos para beneficiários do CadÚnico!

Ministro Wellington Dias une forças com o CRA/DF para oferecer qualificação profissional a beneficiários de CadÚnico.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) estreitou ainda mais as suas ações em prol da inclusão socioeconômica do público do Cadastro Único (CadÚnico). Esta expansão de oportunidades ocorreu ao assinar um protocolo de intenções com o Conselho Regional de Administração (CRA) do Distrito Federal.

Na prática, prevê-se a oferta de mais de 400 vagas de estudos para os beneficiários dos programas sociais do governo. De acordo com Wellington Dias, ministro do MDS, o intuito do ministério não é apenas combater a fome. Isso porque, adicionalmente, visa abrir portas que direcionem à superação da pobreza.

Inclusão de beneficiários do CadÚnico

Celular sobre teclado branco, exibindo app do CadÚnico na tela
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

“Existe uma demanda por qualificação para exercer funções na área administrativa e nós temos no CadÚnico inscritos, como o público do Bolsa Família, sedentos de uma oportunidade como essa”, explicou o Ministro na cerimônia de assinatura do protocolo.

Dentre os cursos disponibilizados pelo CRA, em parceria com uma instituição de ensino, estão: Comunicação Empresarial, Educação Financeira, Marketing Digital, Mídias Digitais e Rotinas Administrativas.

O presidente do CRA, Carlos Alberto Ferreira Junior, ressaltou o senso de responsabilidade social do Conselho e a vontade de servir e ajudar a população. “Vamos contribuir com a formação desses jovens, dessa população que precisa de qualificação para obter mais oportunidades no mercado de trabalho”, disse ele.

Resultados dos esforços do MDS

O trabalho do MDS em 2023 resultou na elaboração de 65 instrumentos para facilitar a oferta de vagas de emprego, cursos de qualificação profissional e ações de empreendedorismo. Assim, o objetivo é potencializar o ingresso das famílias beneficiárias dos programas sociais no mercado de trabalho formal.

Dentro da secretaria, até dezembro do último ano, foram geradas 13.792 vagas de emprego e contratados 5.842 trabalhadores inscritos no CadÚnico. Dessa maneira, sendo 2.541 beneficiários do Programa Bolsa Família.

Veja também:

MERCADO DE TRABALHO EM CRISE: 7 DIFICULDADES que você vai enfrentar para conseguir um EMPREGO!

Por fim, com a assinatura desse novo protocolo de intenções, o MDS espera dar mais um passo em direção à erradicação da pobreza, por meio da oferta de novas oportunidades de qualificação profissional aos inscritos no CadÚnico.

Imagem: JERO SenneGs / shutterstock.com