Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empresa de segurança faz alerta sobre novo golpe

A nova fraude foi criada por um grupo hacker chamado Prilex. Entenda como funciona o novo golpe e saiba como evitá-lo

De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky, um novo tipo de golpe, desta vez envolvendo o cartão de crédito, está sendo aplicado. Criminosos estão utilizando um programa para bloquear pagamentos por aproximação. Informações dão conta de que a nova fraude foi criada por um grupo hacker chamado Prilex.

Após o bloqueio de pagamentos por aproximação, os clientes são orientados a colocar o cartão na maquininha. Dessa forma, utilizando outros mecanismos, os golpistas conseguem roubar os dados do cartão e podem usá-lo para realizar compras. Veja abaixo como funciona o novo golpe.

Como os criminosos conseguem roubar os dados do cartão da vítima

Num primeiro momento, os golpistas contatam os lojistas se passando por empregados de empresas operadoras das maquininhas de cartão. Sendo assim, eles dão a desculpa de que vão realizar uma manutenção e pedem que os comerciantes acessem um link pelo computador onde fica o sistema do aparelho.

Depois que os lojistas clicam no tal link, os criminosos instalam um vírus que permite o acesso remoto à maquininha. Posteriormente, essa máquina já infectada passa a detectar e impedir o pagamento por aproximação com o cartão de crédito. Uma mensagem falsa de erro chega a ser exibida na tela do aparelho.

Na sequência, os dados da vítima são capturados e o cartão pode ser clonado. De acordo com a empresa de cibersegurança, até cartões protegidos por chip e senha podem ser visados pelo golpe. A audácia dos golpistas é tanta que eles conseguem escolher até mesmo o tipo do cartão que terá o pagamento por aproximação bloqueado.

Saiba como evitar o novo golpe

Caso se depare com uma mensagem igual a que aparece na máquina da foto exibida abaixo, o consumidor deve buscar outras opções de pagamento e verificar as compras na fatura do cartão. Assim, se encontrar gastos indevidos, a pessoa deve contatar o banco responsável e registrar um boletim de ocorrência.

Imagem: Reprodução / Kaspersky

Para quem for lojista, é preciso ter muita atenção com pedidos de manutenção de maquininhas de cartão. Sendo assim, antes de instalar o programa indicado pelos funcionários, o comerciante deve contatar a empresa do cartão para confirmar a veracidade da informação passada.

Imagem: Pira25 / shutterstock.com