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Empresas têm score de crédito: descubra como ele é calculado

A sua empresa também possui score, o que pode influenciar o acesso ao crédito. Conheça os critérios utilizados e mantenha uma boa pontuação!

As empresas de proteção ao crédito como, Serasa e SPC, são bastante conhecidas por influenciarem o acesso ao crédito por pessoas físicas. No entanto, empresas também passam por essa avaliação. Dessa forma, pessoas jurídicas também possuem um score de crédito.

Assim como no caso das pessoas físicas, essa pontuação pode impedir as organizações de receberem ofertas de crédito. O score de crédito é um sistema de pontuação que mede a probabilidade de uma empresa cumprir seus compromissos financeiros.

Score de empresas: como funciona o cálculo?

No Brasil, quatro birôs de crédito (instituições que registram o histórico de pagamentos) funcionam sob regulamentação do Banco Central: Serasa, SPC, Boa Vista e Quod. No entanto, o cálculo do score de pessoas e empresas não é igual em cada um.

Isso porque, cada birô usa técnicas e tecnologias próprias para calcular o score, portanto, uma empresa pode ter scores diferentes em cada instituição. No entanto, a premissa básica é a mesma em todos eles: avaliar a capacidade de pagamento da empresa.

Como a Serasa faz o cálculo?

A Serasa, por exemplo, atribui um score que varia de 0 a 1.000, com base em uma análise de vários dados. Com isso, o birô analisa o relacionamento da empresa com o mercado, informações do Cadastro Positivo e registros negativos.

Nesse sistema, as empresas se dividem em quatro faixas de risco, do mais alto ao mais baixo:

  • 0 a 100;
  • 101 a 250;
  • 251 a 550;
  • Acima de 551.

As empresas na faixa de 0 a 100, são consideradas com alta dificuldade para gerenciar as finanças, enquanto aquelas na faixa de 551 ou mais, são consideradas em excelente posição.

Com isso, a Serasa considera diversos aspectos. Ao contratar algum tipo de crédito no mercado, as instituições podem enviar informações sobre o pagamento de faturas e parcelas para a Serasa. Por isso, manter essas contas em dia tem um peso significativo para aumentar o score de crédito.

Dessa forma, as dívidas atrasadas e negativadas também são consideradas na determinação do score de crédito. Por isso, dívidas não quitadas podem impactar negativamente a pontuação, enquanto aquelas que são regularizadas podem gerar um impacto positivo no score da empresa.

Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com