Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS pode fazer descontos na aposentadoria?

Muitas pessoas se preocupam quando o tema é o INSS. Será que ele pode realizar descontos no valor da aposentadoria? Confira os detalhes!

Há muitas preocupações que surgem quando o assunto é o INSS. Isso porque talvez muitos não entendam muito bem o que é permitido ou não ao INSS fazer. Por exemplo, será que a instituição pode realizar descontos no valor da aposentadoria?

De acordo com a lei, sim, é permitido que a autoridade faça descontos no valor do benefício, mas isso não significa que não existam descontos indevidos. Por isso, é recomendável que você acompanhe o extrato de sua aposentadoria e analise cuidadosamente quaisquer descontos realizados. A seguir, confira o que pode ser descontado do seu benefício e como identificar no seu extrato.

Como descobrir se houve descontos no valor do benefício

Como citado anteriormente, existem alguns descontos que o INSS pode fazer, entre eles, temos:

Dessa maneira, é necessário que o aposentado mantenha um acompanhamento regular nos pagamentos. Para isso, basta acessar o site do Meu INSS e fazer login com a sua conta “gov.br”. Depois, acesse a opção de “Extrato de pagamento”. Dessa maneira, todas as movimentações financeiras referentes ao seu benefício previdenciário vão estar no informativo.

Ademais, muitos podem achar que o valor recebido na aposentadoria será isento de Imposto de Renda, mas não é exatamente assim. Em regra, há a aplicação do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) no valor do benefício do INSS. Contudo, de acordo com as regras, a partir do mês em que atingem 65 anos, os aposentados e pensionistas ficam isentos do pagamento de IR, até o limite de R$ 1.903,98 mensais.

Quais outros valores podem descontar do seu benefício?

Caso o aposentado opte por continuar trabalhando após ter obtido a aposentadoria, ele estará sujeito ao desconto do INSS sobre a remuneração recebida por seu trabalho na empresa em que está empregado.

Nesse caso, haverá o desconto do INSS da remuneração do aposentado, conforme a tabela de alíquotas estabelecidas, assim como ocorre com os demais trabalhadores em atividade. Além disso, pode-se considerar o desconto de valores da aposentadoria no caso da contratação de empréstimos consignados.

Contudo, especificamente para os aposentados e pensionistas do INSS, é imprescindível que exista uma autorização prévia para a realização do empréstimo consignado. Sem essa autorização formal, o empréstimo seria ilegal.

Imagem: rafastockbr/Shutterstock.com