Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo com PIX? Cliente poderão parcelar com esta modalidade em 2024; confira

Confira aqui as novidades anunciadas pelo Banco Central sobre o Pix para o próximo ano e saiba como você poderá se beneficiar!

Desde o seu lançamento, em 2020, o Pix ganhou um peso muito grande na economia brasileira. Sendo assim, tornou-se extremamente popular, sendo uma das modalidades de pagamento mais usadas no país. Ademais, o Pix ganhou uma série de novas funções e incorporou melhorias que tornam a gestão financeira dos brasileiros mais conveniente e simplificada.

Desse modo, mais novidades estão programadas para 2024. Isso porque, o Banco Central divulgou recentemente o “Relatório de Gestão do Pix – Concepção e primeiros anos de funcionamento 2020-2022”, um documento que mostra as novas funções nas quais está trabalhando. Portanto, entenda a seguir como isso poderá beneficiar os brasileiros!

Pix automático

O novo recurso do Pix introduzirá a capacidade de realizar pagamentos recorrentes de maneira automatizada, assemelhando-se ao sistema de débito automático oferecido pelos bancos. Desse modo, para usufruir dessa facilidade, o pagador precisará autorizar a operação apenas uma vez, dispensando a necessidade de repetir a transação mensalmente.

Veja também: Servidores públicos podem receber 3 aposentadorias; veja como agora

Assim, essa funcionalidade eliminará a obrigação de agendar ou efetuar transferências manuais de fundos, visto que a maioria das contas já disponibiliza a alternativa de pagamento via Pix. Adicionalmente, haverá a garantia de que o débito será realizado na data apropriada, prevenindo assim a aplicação de multas e juros por atraso.

Logo, o Banco Central tem a intenção de tornar esse recurso acessível a todos os usuários do Pix, sem a obrigatoriedade de criar uma nova conta para utilizá-lo. Conforme indicado no relatório, o lançamento está programado para abril de 2024.

Há mais novidades?

A autarquia também anunciou, sem muitos detalhes, o Pix sem necessidade de conexão à internet (modo offline), com o propósito de simplificar transações. Esse recurso irá servir, por exemplo, para pagamentos de pedágios, transportes públicos e estacionamentos.

Ademais, o documento prevê o lançamento de um canal secundário em outubro, destinado ao processamento de pagamentos do Pix que não sejam prioritários. Esse canal terá como enfoque principal o agendamento de transações e seu propósito será evitar a sobrecarga do canal principal do sistema.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital