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Enel pode ser multada em R$ 50 MILHÕES por deixar brasileiros sem luz

Após deixar diversos brasileiros sem luz, a Enel pode receber uma multa milionária caso não faça a reparação dos danos. Confira!

Muitos brasileiros que, recebem os serviços da Enel, ficaram sem luz no estado de São Paulo desde a última sexta-feira (3). No entanto, essa situação trouxe muitos transtorno para essas pessoas, além de prejuízo pelos estragos de alimentos, por exemplo.

Dessa forma, o ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, Flávio Dino, ameaçou multar a empresa em cerca de R$ 50 milhões, caso não faça o ressarcimento das perdas dos seus clientes. Saiba mais sobre a situação da companhia na sequência.

Ministro da Justiça ameaça multar Enel após deixar clientes sem luz

Placa da Enel
Imagem: Massimo Todaro / Shutterstock.com

As declarações de Flávio Dino se deram durante uma entrevista ao portal UOL nesta terça-feira (7). Segundo ele, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a Enel para que a companhia abra um canal para os consumidores solicitarem a reparação de danos.

Assim, a empresa teria 24 horas para responder a essa notificação, cujo prazo termina neste dia 7 de novembro. Ainda, caso a Enel não siga o que foi estabelecido pela Senacon, a distribuidora de energia elétrica poderá receber uma multa de R$ 50 milhões.

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Cabe destacar que cerca de 300 mil pessoas que utilizam os serviços da Enel estão sem luz há 5 dias. Portanto, Dino disse que outros órgãos, como Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Procon e o Ministério Público de São Paulo estão fiscalizando a situação.

Outras medidas contra a Enel

Ainda segundo o ministro, além da multa milionária, a empresa pode arcar com sanções administrativas. Ademais, os consumidores também poderão entrar com uma ação na Justiça por meio de uma liminar coletiva, por exemplo.

Além disso, uma postagem no perfil oficial do secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, no X (antigo Twitter), detalhou que a empresa deve apresentar um planejamento para enfrentar a situação a fim de minimizar danos e ressarcir os consumidores.

Logo, o secretário também fez outros tipos de cobranças a Enel para que as pessoas não fiquem sem luz novamente. Uma delas, portanto, exige que a companhia crie um plano de contingência frente a eventos climáticos extremos. Confira abaixo a postagem completa.

Imagem: Massimo Todaro / Shutterstock.com