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Enel vai liberar isenção de contas de luz por 3 meses; veja se você será beneficiado

Isenção de contas de luz por 3 meses vai beneficiar boa uma parte dos clientes atendidos pela Enel. Confira mais detalhes!

No início de novembro, um grande apagão atingiu a cidade de São Paulo, deixando diversos moradores sem energia elétrica por mais de 48 horas e gerando bastante caos na região. Por conta disso, a Enel, empresa responsável pela distribuição de energia, em decorrência do incidente, anunciou a isenção de contas de luz por 3 meses.

Contudo, a isenção de contas de luz por 3 meses vai atingir apenas uma parte dos clientes atendidos pela Enel. Na verdade, segundo a companhia, essa parcela da clientela será composta principalmente de pessoas de baixa renda, previamente cadastrados na tarifa social. Além disso, o benefício também se aplica para quem depende diretamente de equipamentos elétricos para sobreviver.

Quando a isenção de contas de luz por 3 meses começa a valer?

A isenção de contas de luz por meses passa a valer já na conta de dezembro, de acordo com a Enel. Serão beneficiados apenas os clientes que já estavam cadastrados nessas categorias antes da grave tempestade e ventos de até 104km/h que afetaram a distribuição de energia no dia 3 de novembro.

Entretanto, a isenção de contas de luz por 3 meses vai funcionar de forma diferente para os consumidores que possuem débitos anteriores com a distribuidora. Nesse caso, haverá anulação de até três contas atrasadas, isto é, vai funcionar como substituição à isenção. 

Imagem de uma lâmpada ao lado de três pilhas de moeda em ordem crescente representando a conta de luz
Imagem: Daniele Mezzadri / shutterstock.com

O que disse a Enel?

Em comunicado, a Enel disse que a medida demonstra “sensibilidade e o compromisso social da empresa” com atuação pautada pelo “relacionamento responsável com as comunidades em que atua”, principalmente com os consumidores mais vulneráveis.

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Ainda em comunicado, a distribuidora afirmou que entende que a energia é “um insumo essencial à sociedade”. A Enel disse também que se solidariza com todos os clientes impactados pelos severos danos causados pelos eventos do começo do mês. Por fim, vale lembrar que a tempestade afetou 2,1 milhões de clientes em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo.

Imagem: Renata Photography / shutterstock.com