Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Enem 2023: aprenda dicas infalíveis para salvar sua redação

As provas do Enem 2023 começam no próximo final de semana. Veja algumas dicas que podem ajudar a salvar a redação!

Nos dias 05 e 12 novembro, milhões de brasileiros vão fazer prova do Exame Nacional do Ensino Médio () 2023. Eles vão responder diversas questões de múltipla escolha, e precisam compor uma redação. Neste artigo, você vai receber dicas valiosas que podem salvar o seu texto.

A redação é uma partes mais importantes do Enem, já que ela 1000 . Por isso, é comum que os estudantes deem muita atenção para esse tópico durante a preparação. No ano passado, 2,3 milhões de pessoas fizeram a prova, entretanto, apenas 32 conseguiram tirar a nota máxima.

Para quem vai prestar o Enem 2023, a melhor dica seria treinar. Quanto mais redações fizer, mais ficará familiarizado com o formato do texto. Mas, como a prova já está próxima, outras dicas também podem ajudar. Veja!

Como salvar a redação no Enem 2023?

Pessoa segurando um celular com Enem escrito na tela. No fundo um computador com o site do Enem aberto
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Uma dica de é conhecer as exigências técnicas da redação do Enem 2023. Nesse caso, é necessário prestar atenção nas competências que o candidato deve demonstrar na hora de elaborar o seu texto. Por exemplo:

  • Domínio do uso formal da língua portuguesa;
  • Compreensão sobre o tema da redação e o que as orientações indicam;
  • Capacidade de organização das ideias;
  • Bom uso dos conectivos, para “amarrar” a argumentação;
  • Apresentação de uma solução.

Assim, para quem vai prestar o Enem 2023 e quer salvar a redação, preste atenção na estrutura do seu texto. Tenha certeza de que ele possui início, meio e fim de forma clara. Além disso, atente-se para não defender o seu de vista pessoal ao levantar argumentos, pois a escrita deve ser imparcial.

Veja também:

Prazo para aderir ao novo RG termina dia 06 de novembro; você já emitiu o seu?

Questões-chave

Para tirar uma boa nota na redação no Enem 2023, o Nacional de e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revela que o candidato deve responder as seguintes questões em seu texto:

  1. O que é possível apresentar como solução para o problema?
  2. Quem deve executá-la?
  3. Como viabilizar essa solução?
  4. Qual efeito ela pode alcançar?
  5. Que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta?

Então, elaborando respostas para essas perguntas, qualquer aluno conseguirá estruturar o seu texto com todos os elementos necessários para uma boa redação.

Imagem: Jannoon028 / freepik.com