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Entenda de uma vez por todas qual é a diferença entre SPC e Serasa

Já ouviu falar muito em SPC e Serasa, mas não sabe diferenciá-los? Nesta matéria, vamos esclarecer informações sobre os dois órgãos. Confira!

Quando se fala em monitoramento de crédito no Brasil, duas siglas costumam aparecer com frequência: SPC e Serasa. Embora estejam ambas relacionadas à atividades de controle de crédito e registrem dados de negativados do país, há diferenças significativas entre essas instituições.

Essa confusão geralmente ocorre porque, até alguns anos atrás, todas as FCDLs (Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas) do Brasil se concentravam apenas no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). No entanto, as coisas funcionam diferente hoje. Continue lendo para compreender melhor!

Diferenças entre os órgãos

Quando uma dívida é contraída e não é paga, a empresa credora pode encaminhar essa informação para o SPC ou para a Serasa. A partir desse momento, a dívida fica registrada e qualquer outra empresa que consultar o nome do inadimplente terá acesso a essa informação. Trata-se de uma maneira eficiente de garantir a segurança em transações financeiras, como financiamentos, empréstimos ou vendas a prazo.

A principal distinção entre SPC e Serasa está no tipo de informações que cada instituição possui. Enquanto a primeira recebe a maior parte das informações sobre consumidores que possuem dívidas no comércio, a segunda tem como foco principal dívidas contraídas em instituições bancárias. Contudo, é comum que ambas as empresas compartilhem as informações.

SPC e Serasa: entenda sua origem e qual consultar

A Serasa, criada em 1968 em uma parceria entre a FEBRABAN e a ASSOBESP, pertence atualmente à empresa irlandesa Experian. Já o SPC Brasil é principalmente encontrado na CDL de cada cidade e, assim como a Serasa, oferta para os lojistas a relação de pessoas físicas e jurídicas que estão negativadas.

Embora possa haver algumas variações nas informações disponíveis em cada uma das instituições, a troca de informações entre elas é considerável. Portanto, os casos em que uma informação está em apenas uma das bases são raros. A melhor forma de decidir qual empresa de proteção ao crédito utilizar é conversar com outros lojistas e verificar com a CDL local e a Associação Comercial.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom e rafapress / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital