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Entenda o que é o golpe da falsa central de atendimento!

Tem recebido ligações suspeitas de “bancos” ou “empresas” solicitando seus dados ou transferências bancárias? Cuidado, isto pode se tratar do golpe da falsa central de atendimento. Entenda!

O que é o golpe da falsa central de atendimento?

O golpe da falsa central de atendimento trata-se de uma ligação de um suposto funcionário da central de atendimento de um banco ou loja. No telefonema, o golpista fala para a vítima que a sua conta está com problemas ou movimentações estranhas. 

Os golpistas usam plataformas ilegais que permitem mascarar o número real da ligação. Desta forma, conseguem fazer com que a chamada pareça se tratar de uma central de atendimento. Assim, caso a vítima digite o número do telefone em um canal de pesquisa, encontrará o contato da central de atendimento da empresa em questão.

Antes de ligar para as vítimas, os criminosos conseguem acesso a algum dado pessoal, como nome, data de nascimento ou CPF (Cadastro de Pessoa Física), e o informam durante a ligação. Portanto, o golpista faz que a pessoa acredite que o telefonema é de fato da central de atendimento da empresa. 

Como o golpe da falsa central de atendimento funciona?

Após informar algum dado da vítima, o golpista busca causar a sensação de urgência. Informando sobre movimentação indevida na conta bancária, bloqueio do cartão ou compras suspeitas, por exemplo.

Após a vítima acreditar nos relatos do suposto funcionário, é pedido que ela forneça dados pessoais de sua conta, como a senha do cartão ou aplicativo, por exemplo. Muitas vezes, o golpista opta por solicitar que a pessoa realize uma transação financeira para um conta bancária “segura” passada durante a ligação.

Como se proteger do golpe da falsa central de atendimento?

Para se proteger deste golpe, é preciso lembrar que dificilmente alguma central de atendimento irá telefonar para você, pois normalmente os números são apenas receptivos, ou seja, só servem para receber telefonemas e não realizá-los.

Vale lembrar, que alguns dados, como senhas e código do cartão, não devem ser passados para ninguém, pois eles são exclusivamente seus. Bancos e empresas não necessitam deles para resolverem problemas em sua conta. 

É importante ressaltar, que nunca se deve realizar transferências bancárias para a conta de uma pessoa física que você não conhece. O gerente de um banco não pediria para você realizar tal procedimento nem presencialmente, quanto mais por ligação. 

Por último, muitas vezes o golpista ao perceber que você suspeita dele, pede para que desligue a ligação e ligue para o número da central de atendimento que aparece no site da empresa. Ao fazer isso, a ligação retornará para o criminoso em razão deles conseguirem prender ligações em números de telefone fixo por até 5 minutos.

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Imagem: @wayhomestudio / Freepik