Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Entenda por que está muito difícil comprar motos

Os números apontam que, apesar de a oferta de motos no mercado estar maior, conseguir ter uma está mais difícil.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em torno de 40% das vendas de motos no Brasil ocorrem através do financiamento. Entretanto, com o grande número de famílias endividadas, torna-se cada vez mais difícil conseguir crédito. Assim, apenas 30% dos pedidos de financiamento são aprovados. Dessa forma, mesmo com a produção em alta, comprar uma moto está cada vez mais difícil.

Os números apontam que, apesar de a oferta de motos no mercado estar maior, conseguir ter uma está mais difícil. E esse é um dado preocupante, tendo em vista que muitas pessoas precisam desse transporte para trabalhar, estudar e passear.

Consumidores encontram nos consórcios um jeito de comprar motos

Acessar os financiamentos de motos se tornou uma opção para uma pequena parcela dos interessados em conseguir a primeira moto ou trocar a anterior. Mesmo assim, a produção segue em forte crescimento.

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), nos cinco primeiros meses deste ano, houve uma alta de 22,9% na produção em relação ao mesmo período em 2021.

Sendo assim, nos primeiros 5 meses de 2022, ocorreu a produção de quase 570 mil motos no Brasil. Esse é o melhor resultado desde 2015.

Com o constante aumento no preço da gasolina, muitas pessoas que tinham um carro viram nas motos um jeito de economizar combustível. E essa é outra razão que faz a procura pelas motos ser tão grande.

Porém, com a dificuldade em conseguir liberação no financiamento, muitos brasileiros estão vendo nos consórcios um jeito de conseguir comprar uma moto. Entretanto, ainda assim, é necessário se organizar.

É dito isso pois o consórcio requer planejamento e compromisso com o pagamento das parcelas. A vantagem desse modelo é não contar com juros, apenas com a taxa de administração.

Assim, o preço final de uma moto pelo consórcio fica mais em conta do que se o veículo fosse comprado através de financiamento. Sendo assim, a dica é se organizar. Portanto, se você não conseguir um financiamento, a dica para comprar uma moto é aderir ao consórcio.

Imagem: CarlosBarquero/shutterstock.com