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Hora da verdade: entregadores do iFood são ou não obrigados a levar o pedido até o apartamento?

Nas redes sociais e até mesmo na imprensa tradicional vemos casos constantes de abuso por parte de usuários de aplicativos de entrega. Geralmente, os escândalos acontecem motivados por uma divergência de opinião bem específica.

De um lado, consumidores exigem que entregadores subam até seu andar nos apartamentos para realizar a entrega. Do outro, os entregadores se recusam a subir, principalmente por questões de segurança. Mas afinal, os entregadores são obrigados a subir até a casa dos clientes? Vamos conferir: 

O que diz o iFood?

Ameaças, xingamentos, brigas e outras situações lamentáveis rodeiam essa discussão. Nesse sentido, o aplicativo de delivery iFood, um dos principais no Brasil, tem seu nome envolvido em diversas dessas polêmicas.

Apesar de ter relação indireta com os casos, a empresa se manifestou após diversos ocorridos de usuários hostis. Assim, deixou claro que, ao realizar seu pedido, os entregadores do app não são obrigados a levar o pedido até o apartamento.

“A obrigação do entregador é entregar no primeiro ponto de contato que existe na residência da pessoa. Se for no condomínio, esse ponto é a portaria. Essa é a recomendação dada para os entregadores e a comunicação passada para os consumidores”, afirmou o vice-presidente de estratégias e finanças do iFood, Diego Barreto.

Qual a importância de seguir as regras?

Geralmente, os casos gravados são de clientes que aparentemente se entendem no total direito de serem hostis ao terem sua vontade negada. Mas, quando o entregador chega ao local para fazer a entrega, é obrigação do consumidor ir receber.

Existem diversos tipos de condomínio, cada um com seu processo burocrático e normas de segurança. Ainda assim, moradores insistem que isso é um dever dos entregadores, que, por sua vez, acabam passando por situações complicadas. 

O iFood indica, também, que os usuários se atentem a algumas orientações para ajudar o entregador a realizar seu trabalho da melhor forma. Por exemplo, não se deve deixar o entregador esperando e, ao descer para retirar o pedido, é necessário lembrar-se de que existe um código de liberação no aplicativo. 

Imagem: Miguel Lagoa / Shutterstock