Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Errou o Pix? Saiba como recuperar o seu dinheiro

Errou o Pix na hora de fazer uma transferência e quer recuperar o dinheiro da transação? Saiba mais informações sobre o que fazer por aqui!

O Pix é um dos métodos de transferências mais utilizados pelos brasileiros atualmente. Sua imediatez na transação fez com que essa ferramenta caísse no gosto dos cidadãos rapidamente desde o seu lançamento pelo Banco Central (BC). No entanto, o que fazer se você errou o pix?

Em alguns momentos, as pessoas podem fazer um Pix por engano para outra pessoa devido a um erro de digitação na chave, por exemplo. É possível recuperar esse dinheiro, afinal? Saiba a resposta para essa pergunta a seguir.

Como recuperar o dinheiro após realizar uma transferência via Pix por engano?

Mão tocando tela de celular que mostra logo do Pix em ambiente pouco iluminado.
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Após realizar todo o processo de transferência como, inserir a chave Pix, digitar o valor e concluir a operação, uma pessoa se deu conta que o destino do dinheiro não foi o desejado. O que fazer para resgatar o dinheiro?

De acordo com especialistas e entidades financeiras, é difícil recuperar o dinheiro, mas não impossível. O BC, por exemplo, diz que não há nenhuma norma da autoridade financeira ou do Conselho Monetário Nacional (CMN) sobre envios de Pix por engano ou por erro.

Veja também:

Não peça outro cartão de crédito antes de ver estas dicas!

Logo, o pagador pode tentar entrar em contato com a pessoa que recebeu o dinheiro de forma errônea através da sua agência ou instituição financeira para tentar recuperar o dinheiro.

Sobre as regras do Pix

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não é possível desfazer uma operação feita por Pix após a sua confirmação no site ou no aplicativo. Portanto, já que se trata de um tipo de transferência instantânea e irrevogável, é preciso ter muita atenção ao digitar a chave do destinatário.

O planejador financeiro, Raphael Carneiro, disse ao g1 que esse tipo de erro não costuma ser frequente entre os usuários. Porém, caso aconteça, deve-se identificar quem recebeu o valor errado. Se a chave Pix for o telefone ou o e-mail da pessoa, por exemplo, é possível tentar entrar em contato através desses meios para pedir a devolução da quantia.

Porém, se for uma chave aleatória ou que não possui opções de contato, o pagador deve comunicar o banco imediatamente sobre o erro. Assim, a instituição pode tentar entrar em contato com a pessoa. Depois desses processos, segundo Carneiro, o pagador ainda precisa contar com a boa fé do recebedor do Pix por engano para poder contar com o dinheiro novamente.

Imagem: rafapress / shutterstock.com