Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Especialistas apontam o principal desafio para a implementação do Drex

O Drex, moeda digital brasileira, enfrenta um grande desafio em sua fase de testes. Entenda mais sobre o caso!

A moeda brasileira digital, conhecida como Drex, é uma forma de pagamento digital que ainda se encontra em fase de testes. Porém, em um evento da TQI, empresa mineira com foco em tecnologia, especialistas apontaram o principal desafio da moeda. 

O Banco Central é responsável pela regulação da moeda, que se encontra em fase de testes. No entanto, a instituição não deve conseguir cumprir uma das expectativas iniciais do projeto. Entenda melhor sobre o Drex e como funciona. 

O principal desafio do Drex 

O real digital chamado Drex foi um dos assuntos do Espaço Next Door, evento da TQI. Nesse local, especialistas apontaram que o principal desafio atual do Drex é a falta de privacidade. Isso porque quando há alguma movimentação com o uso da moeda, todos os bancos ficam cientes por meio do acesso coletivo que o espaço de criptomoedas oferece. 

Com essa mudança ainda em resolução, a estimativa é que o Drex tenha seu lançamento em 2025 e não em 2024, como constavam as expectativas iniciais. Porém, além de apontar o desafio, os especialistas levantaram os benefícios da moeda como: 

  • Otimização e simplificação dos processos por meio da automação; 
  • Redução da burocracia e do custo para as movimentações; 
  • Melhor acesso ao meio digital. 
Mão segurando celular com logo do Banco Central.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom /Shutterstock.com

Como funciona a moeda digital brasileira

O Banco Central é o criador do Drex, que possui a mesma equivalência do real. O uso e acesso da plataforma ocorre com a mediação de bancos ou instituições financeiras. Ele também conta com a tecnologia blockchain, usada em criptomoedas de destaque como o Bitcoin e a Ethereum. 

Veja também:

Emissão da nova carteira de identidade será obrigatória em novembro?

O desafio será menor para casos de compra de automóveis com o uso do Drex, por exemplo. Isso porque a transferência de propriedade ocorre somente com o envio do valor completo e de forma instantânea. Ademais, os custos para o uso da moeda digital são de controle dos próprios bancos. 

Nas compras, o dinheiro segue a rota de saída do banco do comprador para o banco do vendedor. Em seguida, o banco direciona o valor para a carteira do vendedor e o ativo digital é enviado para a carteira do comprador. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com