Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Emissão da nova carteira de identidade será obrigatória em novembro?

Todos os brasileiros devem solicitar a emissão da nova carteira de identidade em novembro? Descubra a resposta!

O mês de novembro marca uma importante obrigatoriedade para os brasileiros. Trata-se da emissão da nova carteira de identidade, também conhecida como CIN (Carteira de Identidade Nacional). Cerca de 2 milhões de cidadãos já possuem a versão atual do documento.

Porém, todos os brasileiros precisam fazer a solicitação desse novo modelo neste mês? Saiba mais informações sobre a CIN e sobre a emissão da mesma na sequência?

Todos os brasileiros devem solicitar a emissão da nova carteira de identidade em novembro?

Pessoa segurando o RG (Registro Geral) que acabou de ser emitido.
Imagem: Lucas Alesso / Shutterstock.com

O prazo até o dia 6 de novembro, estabelecido pelo Governo Federal, diz respeito à adequação de todos os estados brasileiros para fazer a emissão da CIN. Logo, não é obrigatório que os cidadãos brasileiros façam a troca, mas todas as unidades federativas devem estar aptas para isso a partir dessa data.

Atualmente, 12 estados já oferecem a nova carteira de identidade. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Dessa forma, a partir da próxima segunda-feira (6), as demais localidades de todas as regiões do Brasil passarão a oferecer o novo documento. Sua versão atualizada possui várias diferenças em relação ao modelo tradicional, principalmente quanto à segurança.

Veja também:

Novo concurso público tem salários de até R$ 5,5 mil; saiba como se candidatar

Mudanças do CIN

Entre as alterações, o CPF passa a ser o único número de identificação. O documento, contudo, não mais informará sobre em qual estado ele foi emitido. Ainda, a nova carteira de identidade possui um código QR para a sua autenticação, deixando-o mais seguro.

Ademais, após emitir a versão física, os brasileiros também poderão ter acesso a uma versão digital, pelo aplicativo Gov.br (Android e iOS). O novo modelo também conta com o mesmo código internacional de passaportes, chamado MRZ.

Por fim, os cidadãos podem emitir a CIN de forma gratuita. Porém, a troca não precisa ser imediata, já que a carteira de identidade antiga tem validade até 28 de fevereiro de 2032.

Imagem: Lucas Alesso / Shutterstock.com