Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Está com o nome sujo? Saiba como renegociar dívidas e limpar seu nome 

Entenda quais são as formas legais disponíveis para que você possa renegociar suas dívidas e limpar seu nome.

Em outubro, o número de famílias que se encontram com dívidas e contas atrasadas no Brasil voltou a aumentar, tendo atingido a maior taxa anual em um período de seis anos, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).  

Caso você tenha o seu nome incluído em um cadastro de proteção ao crédito, muito provavelmente não será capaz de ter acesso a crédito no mercado. Logo, caso esteja com seu nome sujo, é de suma importância que você passe a regularizar a situação. 

Acompanhe algumas das possibilidades para que você possa limpar o nome do cadastro, renegociando suas dívidas.

Como renegociar as dívidas? 

Umas das maneiras para que você possa limpar seu nome é o próprio pagamento da dívida, regularizando, assim, o seu débito. Você poderá buscar de forma direta os estabelecimentos que está devendo para que possa fazer a negociação.  

Outro recurso disponível é utilizar o Serasa Limpa Nome. O programa teve seu início no mês de novembro e estará disponível até o dia 5 de dezembro deste ano. As negociações poderão ser realizadas pelos canais digitais da Serasa:

Também é possível realizar a renegociação de dívidas presencialmente nas mais de 6 mil agências dos Correios que estão espalhadas pelo Brasil. A agência oferece as mesmas condições, mas é cobrada uma taxa de R$ 3,60.

Alguns órgãos, como o Procon e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), geralmente realizam feirões com o objetivo de realizar a negociação de dívidas com instituições. O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas teve início no dia 1º de novembro, com seguimento até o final do mês.

Você pode participar do feirão acessando a página do mutirão. No portal você tem acesso a mais informações e explicações de como negociar suas dívidas.

Como se livrar do nome sujo? 

De antemão, é necessário que você cheque se sua dívida é devida, ou seja, se foi feito negócio com a empresa que negativou o nome, ou se o pagamento, de fato, acabou por não ter sido efetuado. 

Caso você não tenha realizado nenhum tipo de contrato de acordo com a empresa que acabou por realizar o envio de seu CPF para o cadastro de restrição de crédito, é altamente provável que você esteja sendo vítima de uma fraude. Portanto, alguém fez uso de seus dados para que pudesse ter crédito no mercado.

Em meio a essa situação, é necessário que você entre em contato com a empresa em questão, para que assim você informe o ocorrido e possa solicitar a exclusão do cadastro. Além do mais, você poderá acionar os órgãos de defesa do consumidor, além de poder entrar em contato com a própria gestora de banco de dados de forma direta. 

Caso você tenha realmente feito negócio com a empresa em questão, mas já tenha pago a dívida, é necessário que comprove o seu pagamento do débito. Para que você realize tal ação, será necessário que você entre em contato com a empresa, comunique o pagamento e solicite a exclusão de seu nome do cadastro de restrição. 

Imagem: Rawpixel.com/shutterstock.com