Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Esta forma de pagamento por aproximação pode acabar em breve; entenda

Entenda mudança que tem acontecido na tecnologia e como ela vai impactar o pagamento por aproximação. Saiba mais!

Entre as tecnologias da forma de pagamento que se desenvolveram ao longo dos últimos anos, uma que disseminou foi a que se dá por aproximação. O que não é à toa, afinal essa tecnologia, o NFC, possibilitou maior praticidade ao consumidor.

Todavia, ainda que tenha se tornado uma alternativa interessante de pagamento, o grupo de empresas responsáveis pelo NFC indica que tal ferramenta pode passar por grandes mudanças em um futuro próximo.

Ou seja, quem se acostumou em realizar compras com cartões e a carteira digital, por meio do pagamento por aproximação, pode ter que se ‘adaptar’ a uma nova realidade da ferramenta.

Fim do pagamento por aproximação

Conforme documento do grupo de empresas responsáveis pelo NFC, o objetivo não é extinguir o pagamento por aproximação. O foco é o contrário. É, sim, possibilitar que o usuário consiga realizar esse tipo de transação sem ter que tocar na maquininha de cartão.

Atualmente, a distância mínima para tal tecnologia é de cinco milímetros. Contudo, com as novas tecnologias, que estão sendo desenvolvidas, a tendência é que o limite suba para três centímetros, fazendo com que o consumidor consiga realizar o pagamento a uma distância perceptível.

Aumento da potência

Além disso, o grupo de empresas também destacou que a distância do pagamento por aproximação não é a única mudança que deve acontecer. De acordo com o relatório, as empresas estão trabalhando para aumentar a potência da tecnologia.

Em suma, a tendência é que cartões de crédito e débito possuam seu funcionamento revisto, possibilitando aumentar a indução de 1 watt para 3 watts. Dessa forma, permitirá a implementação de outras tecnologias, incluindo leitor biométrico.

No entanto, a reformulação no pagamento por aproximação não deve acontecer nos próximos meses. Segundo especialistas da área, as novas tecnologias devem chegar ao mercado entre 2024 e 2025.

Imagem: Alessandro Pintus / shutterstock.com