Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Esta medida pretende dar fim à perícia para auxílio-doença; confira

Fim da perícia para auxílio doença? Proposta quer agilizar processo de solicitação do benefício. Leia o artigo e entenda mais.

A espera por benefícios por incapacidade temporária no Brasil tem sido um desafio. Atualmente, mais da metade dos pedidos de auxílio-doença levam até 45 dias em avaliação pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Para reduzir a fila de benefícios como o auxílio-doença, o INSS estuda uma inovadora abordagem que poderia eliminar a necessidade de perícia médica tradicional.

Nesse sentido, a medida propõe a integração dos sistemas do INSS e do Sistema Único de Saúde (SUS) para que os médicos peritos da autarquia acessem os atestados médicos diretamente no sistema de saúde. A seguir, vamos explicar como funcionaria a proposta.

Fim da perícia para auxílio-doença?

Um mulher caminhando na seção de perícia médica do INSS, ao lado esquerdo tem a porta de um consultório, escrito: "consultório perícia médica 2".
Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com

A proposta é a seguinte: quando um beneficiário receber um atestado médico que indique um afastamento superior a 15 dias, poderá solicitar o auxílio-doença normalmente. No entanto, não será necessário marcar uma perícia médica tradicional nem inserir o atestado no aplicativo ou site do Meu INSS para avaliação remota.

Isso porque, através de um certificado digital que autentica o atestado emitido pelo médico, o documento será automaticamente incluído no sistema do SUS. Após a solicitação do segurado, o sistema do INSS buscará a documentação médica na base de dados do Ministério da Saúde para liberar o benefício.

Veja também:

Presidente do WhatsApp faz DECLARAÇÃO IMPORTANTE para o Brasil; confira

Como agilizar a solicitação do auxílio?

Assim, a ideia é que essa iniciativa se some a esforços anteriores do governo para reduzir a fila do INSS, como o Atestmed. Trata-se de um sistema que permite o envio de laudos e atestados pela internet para análise por médicos peritos à distância.

Para solicitar o auxílio-doença, os segurados podem acessar o site ou o aplicativo Meu INSS (Android e iOS), preencher os detalhes e incluir exames e documentos digitalizados. Além disso, quem já tem uma consulta presencial agendada e optou por antecipar a análise através do Atestmed não terá a data do pedido original alterada.

Contudo, em situações em que os documentos enviados não estejam em conformidade ou haja a indicação de uma avaliação presencial, o beneficiário deverá comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com