Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estas novas multas podem te dar dor de cabeça; veja o que foi alterado no CTB

Mudanças no Código de Trânsito podem gerar novas multas para os motoristas. Saiba quais são as novidades nessa legislação.

A partir do dia 1º de julho, começaram a valer as novas regras para o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Assim, os motoristas precisam ficar atentos às mudanças para não ter dor de cabeça com as novas multas por conta das infrações.

Em 2023, as principais mudanças no CTB dizem respeito ao exame toxicológico obrigatório para os motoristas com carteiras do tipo “C”, “D” e “E”. Além disso, houve a regulamentação para a circulação de veículos elétricos. Confira!

Novas multas para quem não fizer o exame toxicológico

O CTB determina que os motoristas das categorias “C”, “D” e “E” devem fazer o exame toxicológico a cada 2 anos e meio e para renovar e emitir a CNH. A partir desse mês, as pessoas que não cumprirem com essa obrigação estão sujeitos a duas novas multas.

Assim, eles estarão cometendo uma infração, caso não renovem o exame dentro do prazo determinado e sejam parados dirigindo qualquer tipo de veículo, incluindo carros de passeios e motos. Da mesma forma, quem não passar nos exames e continuar dirigindo também receberá uma multa.

Conduzir veículo sem o exame toxicológico em dia é uma infração gravíssima que prevê o pagamento de uma taxa de R$ 1.467,35 e suspensão do direito de dirigir por três meses. Se cometer a mesma infração dentro do prazo de 12 meses, o valor da multa dobra.

De acordo com as novas regras, os motoristas têm até o dia 28/12/23 para atualizar o seu exame toxicológico e evitar novas multas.

Ciclomotores elétricos

O CONTRAN estabeleceu as novas regras para os ciclomotores de até 50 cilindradas, sejam eles elétricos ou à combustão, assim quem não seguir as normas vai receber multas. Nesse caso, os veículos com duas ou três rodas, cuja velocidade máxima seja de 50km/h precisam de registro e licenciamento.

Já as bicicletas com motores auxiliares e velocidade máxima de 32 km/h precisam de velocímetro, campainha, retrovisor do lado esquerdo e sinalização noturna.

Imagem: Reprodução/Shutterstock