Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Este tipo de transação por Pix aumentou até 34% este ano, entenda

Nova “onda” de transação por Pix revela ascensão de novas funcionalidades da tecnologia e rapidez nas vendas por empresas

O Pix, aclamado por sua rapidez e eficiência em transferências entre pessoas físicas, expandiu significativamente seu alcance no mercado financeiro. Cada vez mais, esse método tem sido a opção preferencial para pagamentos de contas, produtos e serviços, refletindo um comportamento emergente de consumo.

Prova disso é que o Banco Central (BC) revelou que, em dezembro de 2020, transações de pessoas físicas para empresas (P2B) constituíam apenas 6% do total de operações via Pix. Enquanto isso, operações entre pessoas físicas (P2P) dominavam com 85%. Neste artigo, vamos explicar os fatores que levam a uma nova “onda” do Pix: a utilização em vendas de produtos e serviços. Continue lendo!

Transação por Pix: Novas funcionalidades aumentam adesão

Celular com a logo do Pix na tela e diversas notas de R$ 50,00 ao fundo
Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com

Surpreendentemente, em setembro deste ano, as transações P2B saltaram para 34% do total, com as P2P reduzindo sua presença para 56%. O que pode explicar este aumento expressivo são as várias novas funcionalidades que o sistema aderiu.

É o que aponta a economista Izis Ferreira, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Funcionalidades como o Pix Saque e o Pix Troco não apenas facilitaram as transações, mas também incentivaram os consumidores a optarem por lojas físicas.

Outra inovação aguardada é a transação por Pix Automático, que o BC planeja lançar em 2024. Este recurso permitirá pagamentos recorrentes, o que pode transformar o cenário de assinaturas e pagamentos mensais, como contas de serviços de streaming e contas de serviços básicos.

Por que os varejistas estão amando o Pix?

Além da rapidez inigualável nas transações, o Pix apresenta uma economia significativa para empresas e varejistas, principalmente devido às baixas ou nulas taxas quando comparado a outros métodos de pagamento.

Essa economia pode ser revertida em descontos para os clientes, incentivando ainda mais o uso deste método. A segurança é outro aspecto fundamental que destaca a transação por Pix. O Banco Central garante essa segurança através de um rigoroso manual, estabelecendo requisitos cruciais para proteger o sistema.

Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com