Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sistema de Valores a Receber está disponível; veja se você tem dinheiro para sacar

O Banco Central do Brasil está com o Sistema de Valores a Receber (SVR) disponível; entenda para que serve e saiba como usar.

Desde fevereiro, o Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) se tornou uma ferramenta valiosa para os brasileiros que desejam verificar se têm direitos financeiros disponíveis. A plataforma surgiu com o intuito de facilitar o acesso a recursos monetários esquecidos ou inesperados.

Para utilizar o SVR e obter informações sobre os valores, bem como iniciar o processo de resgate, é necessário possuir uma Conta gov.br de nível prata ou ouro. Essa medida serve para garantir a segurança das suas informações pessoais, e prevenir possíveis tentativas de fraude.

Pessoas físicas e jurídicas podem fazer a consulta ao dinheiro esquecido

A imagem mostra uma mão segurando notas de 100 reais e outras notas de 50 reais espalhados em uma mesa, aparentemente.
Imagem: Alexandre Zorek / shutterstock.com

Para simplificar a consulta e garantir que os cidadãos acessem os valores esquecidos, é fundamental fornecer as informações apropriadas. Para valores de pessoas físicas ou de falecidos, é necessário informar o CPF e a data de nascimento.

Veja também: Mais de 2 milhões de famílias são incluídas no Bolsa Família: a sua está na lista?

Já para valores de pessoas jurídicas, deve-se registrar o CNPJ e a data de abertura da empresa. É importante ressaltar que o único site autorizado para consultar e obter informações sobre isso é o site oficial, que você pode acessar através deste link.

BC não entra em contato com os cidadãos

O site do BC é o único local confiável para verificar se há valores a receber, seja pessoal ou empresarial. Além disso, todos os serviços oferecidos pelo sistema são gratuitos. Ademais, o BC não envia links ou contatos para discutir essas quantias e confirmar dados pessoais.

O processo da consulta é online, gratuito e simplificado. Portanto, você pode clicar no botão “Acessar o SVR” no site mencionado para obter mais informações e verificar como solicitar os recursos. 

O Sistema de Valores a Receber representa um passo importante em direção à transparência e acessibilidade financeira no Brasil, permitindo que os cidadãos acessem recursos que lhes pertencem, mas que, por algum motivo, podem ter sido deixados de lado. 

Imagem: Alexandre Zorek / shutterstock.com