Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estes são investimentos que estão rendendo um bom dinheiro com Taxa Selic em 13,75%

Entenda quais são os investimentos com desempenho elevado e como a taxa Selic impacta o mercado. Saiba mais sobre!

Entre os assuntos que mais marcaram a economia ao longo deste ano, a taxa Selic, tarifa básica de juros da economia nacional, está entre os principais. Assim, entre os motivos para tal, o patamar em que esse indicador econômico se encontra é um deles.

Afinal, no início de agosto deste ano, a taxa vai bater 12 meses em 13,75%, um número elevado, que tem gerado conflitos entre governo e Banco Central. Todavia, alheio a tal debate, existem alguns investimentos do mercado que têm apresentado bons rendimentos nesse contexto.

Assim, é útil entender como funciona o mercado em períodos em que a taxa Selic está elevada. Ademais, também é válido compreender quais ativos financeiros se beneficiaram desse cenário dos juros mais altos.

Impacto da taxa Selic

Em suma, especialistas do mercado apontam que, em períodos de alta da taxa Selic, produtos financeiros de renda fixa tendem a ser mais interessantes. Afinal, esse tipo de opção é mais segura, na comparação com a renda variável, com sua rentabilidade potencializada pela alta nos juros.

Dessa forma, o Tesouro Selic acaba por ser um dos ativos financeiros mais buscados, causando um desbalanço com ativos diferentes da renda fixa. Contudo, mesmo com esse interesse em alta, existem produtos de renda variável com bom desempenho.

Produtos em alta

Como visto, a taxa Selic é, geralmente, um atrativo para renda fixa. Contudo, o head comercial do TradeMap, Einar Rivero, em entrevista ao Estadão, apontou que o fundo de ações Organon FIC FIA é o principal destaque do período, com alta de 51,2%. O levantamento ainda apontou outros fundos de ações com bom desempenho:

  • Alaska Black FIC FIA ll Bdr Nivel I – 44,57%;
  • Itau Index Us Tech FC Açoes Ie – 38,92%;
  • Charles River FIA – 37,42%;
  • Tarpont Gt Fc FIA – 36,79%.

Por fim, o levantamento sobre o desempenho desses ativos, durante o período da taxa Selic em 13,75%, considerou aplicações com, no mínimo, 99 cotistas, sendo que a aporte médio deve ser de R$ 100 milhões ao longo dos últimos 12 meses, independentemente do modelo de gestão.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com