Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estes são os principais golpes do Pix: veja como se proteger!

Desde que foi lançado, o Pix se tornou bastante popular entre os brasileiros, mas é preciso saber se proteger de golpes. Confira como!

Desde que foi lançado, o Pix se tornou um dos métodos de pagamento mais utilizados pelos brasileiros. Ele facilita muito o dia a dia, uma vez que você pode fazer transferências a qualquer hora, de forma instantânea, sem pagar nada por isso. O problema é que, com a popularidade, também cresceram os golpes do Pix.

Então, para saber quais são as principais fraudes que existem atualmente e como você pode se proteger delas, confira o texto completo a seguir.

Conheça os principais golpes do Pix

Como explicamos, a cada dia surgem novos golpes e fraudes envolvendo o Pix. Para estar protegido disso, é necessário conhecer cada um deles e entender como funcionam, identificando o perigo antes de se tornar uma vítima. 

Afinal, como o Pix é um pagamento com transferências instantâneas, fica bem mais difícil cancelar o envio dos valores e até mesmo recuperar o seu dinheiro.

Entre os principais golpes do Pix, estão o golpe do aplicativo, o golpe do robô multiplicador e o golpe do QR Code. Veremos um pouco sobre cada um deles a seguir.

Golpe do app

Em primeiro lugar, temos o golpe do app, que vem fazendo diversas vítimas na internet. Funciona assim: um falso aplicativo promete tornar automática a publicação de comentários em posts de sorteios, em redes como o Instagram, por exemplo.

Com isso, teoricamente, você aumentaria suas chances de ganhar, e tudo o que precisa fazer é pagar uma taxa via Pix. Contudo, a oferta não passa de uma fraude e você perde o seu dinheiro.

Fraude do robô multiplicador 

Você provavelmente já ouviu falar sobre esse tipo de golpe. Nele, o criminoso convence a vítima a fazer uma transferência via Pix, prometendo dobrar o valor ou, muitas vezes, dar um retorno até 10 vezes maior. 

Assim, a fraude começa com um valor pequeno, e o golpista realmente retorna o valor em dobro, a fim de ganhar a confiança da vítima. Já quando se envia uma quantia maior, a pessoa desaparece e você nunca mais vê o seu dinheiro.

Golpe do Pix com QR Code

Por fim, nesse tipo de fraude, o criminoso modifica o QR Code de estabelecimentos legítimos e encaminha a vítima para uma página fraudulenta, a fim de roubar valores em dinheiro. Em alguns casos, o golpe ocorre com o envio de faturas falsas, com QR Code para pagamento de valores via Pix.

Como se proteger de golpes do Pix

Basicamente, para se proteger desse tipo de situação, a primeira dica é sempre desconfiar de propostas boas demais, como ter um valor via Pix multiplicado em 10 vezes.

Além disso, também evite clicar em links enviados em grupos e encaminhados com frequência por WhatsApp ou SMS.

Por fim, em caso de ofertas que parecem muito boas para serem verdade, entre em contato com a marca ou empresa e confirme os valores e dados informados.

Imagem: rafapress/shutterstock.com