Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como o MEI pode contribuir para o INSS?

Com mais de 14 milhões de microempreendedores individuais no Brasil, o tema da aposentadoria ganha destaque no segmento. Afinal, é importante conhecer como o MEI pode contribuir para o INSS e quais são as regras aplicadas neste cenário.

Em suma, os MEIs contribuem com um valor de 5% do salário mínimo para a Previdência Social, com o valor da aposentadoria sendo igual ao salário mínimo. Assim, o MEI tem direito de aposentadoria conforme a idade, sendo que são 65 anos para homens e 62 para mulheres.

Todavia, é possível que o microempreendedor individual consiga se aposentar mais cedo. Dessa forma, é útil para o MEI entender como contribuir para o INSS em valores mais elevados, e como funciona este processo.

Formas de contribuir para o INSS sendo MEI

Inicialmente, vale reforçar que é possível contribuir para o INSS em um valor acima do arrecadado normalmente. Para isso, basta solicitar uma guia da Previdência Social, também conhecida como carnê, e realizar o pagamento de 15% a mais.

Assim, o cálculo é utilizado em todas as contribuições salariais, a partir de 1994, que o contribuinte realizou durante o período. Dessa forma, o MEI recebe o direito da aposentadoria por tempo de contribuição, e não só por idade.

Vale destacar que o MEI que trabalha de modo autônomo só contabiliza o tempo de trabalho caso pague 20% no total, 5% obrigatório do DAS-MEI mais 15% de complemento como contribuinte individual.

Enquanto isso, caso atue como empresário, o indivíduo deve apresentar suas atividades no ramo, incluindo dados de seu funcionário, caso haja a contratação de um profissional.

Por fim, vale destacar que ao contribuir para o INSS, por meio da arrecadação mensal de 5%, o MEI tem os mesmos direitos que o trabalhador que atua sob regime da Consolidação de Leis do Trabalho (CLT).

Ou seja, pode solicitar pensão por morte ou invalidez, auxílios penitenciários e auxílio-doença. Para realizar o pagamento, basta acessar o site do Simples Nacional e digitar o seu CNPJ.

Melhores opções para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com