Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estes são os scores de crédito considerados bons para você; confira

Entenda o que seu score da Serasa diz sobre seu perfil de crédito e descruba quais são os critérios analisados na definição da sua pontuação.

Sempre que você solicitar um serviço de sua instituição financeira, tal como empréstimo, financiamento ou limites de crédito, ela irá analisar seu score da Serasa. Com isso, quanto maior sua pontuação, maior será a chance de ter as melhores ofertas.

Nesse sentido, a pontuação pode variar entre 0 e 1000, e há quatro faixas que indicam o nível de confiança que você está passando para as instituições naquele momento. Elas são definidas de acordo com seus hábitos financeiros.

O principal fator levado em consideração é seu histórico de pagamentos, mas esse não é o único dado analisado pelo órgão de proteção ao crédito. A seguir, você poderá ver a divisão das faixas de pontuação e saber como a Serasa calcula seu score.

As quatro faixas do score da Serasa: o que elas dizem sobre você?

Se o seu score estiver entre 0 e 300 pontos, ele está baixo. Isso indica um perfil de crédito considerado de alto risco e pode ser resultado de histórico de pagamento negativo, inadimplências, dívidas em aberto, etc.

Entre 301 e 700 pontos, ele está em uma situação regular. Nesse sentido, seu perfil é intermediário. Se você estiver nesta faixa, há chances razoáveis de obter crédito, mas é possível enfrentar algumas restrições ou condições menos favoráveis.

Já se sua pontuação estiver entre 701 e 900, seu perfil é bom, sendo de baixo risco. Nessa faixa, há muita probabilidade de obter crédito e ofertas mais vantajosas, como taxas de juros baixas e condições de pagamento melhores.

Por fim, se seu score estiver entre 901 e 1000 pontos, ele está excelente. Com isso, as instituições entendem que há um risco baixíssimo de inadimplência. Essa faixa é alcançada por pessoas com histórico de pagamentos exemplar, sem registros de inadimplência e com um bom relacionamento com os bancos.

Como a Serasa define sua pontuação?

A fórmula exata do cálculo do score não é revelada pela Serasa, no entanto, o próprio órgão aponta quais são os critérios analisados e a relevância deles no cálculo. O primeiro é o histórico de pagamentos, com o peso de 55%.

Por outro lado, 33% do resultado do cálculo se dará avaliando seu registro de dívidas e pendências. Ademais, 6% está relacionado a consultas de seu CPF, para obtenção de crédito ou empréstimos, por exemplo. Por fim, outros 6% estarão considerando sua evolução financeira ao longo do tempo.

Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com