Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estes são os principais motivos para o INSS negar a aposentadoria

ATENÇÃO: Confira alguns dos principais motivos para o INSS negar a aposentadoria.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Depois de uma vida de trabalho, todo brasileiro busca realizar o sonho da aposentadoria, para aproveitar o merecido descanso. Contudo, nem sempre esse é um processo simples e bem-sucedido. Em muitos casos, é possível que o INSS negue seu pedido de aposentadoria, e nesse caso, é preciso saber o que fazer. Pode ser que existam irregularidades no seu processo, ou algo que você deixou de observar. Então, para saber mais sobre o tema, confira a seguir.

Principais motivos para o INSS negar a aposentadoria

Dessa forma, é preciso estar atento a diversas questões, para não ser pego de surpresa e ter o benefício negado pelo INSS. Um bom planejamento previdenciário garante o deferimento do pedido, e alguns casos também pode aumentar o valor do seu benefício.

Para quem não sabe, o planejamento previdenciário é um estudo feito por toda atividade realizada pelo trabalhador junto ao INSS. Em geral, isso é feito por um especialista, como um advogado. Assim, o profissional analisa as informações e cria uma estratégia para o melhor momento de pedir a aposentadoria. Isso também dá mais garantias que o instituto não negue o pedido.

Portanto, um dos motivos de negação da aposentadoria é quando o INSS não recolhe contribuições suficientes. Isso porque toda aposentadoria possui o critério referente à carência, que nada mais é que o tempo mínimo pelo qual o segurado deve estar contribuindo com INSS. Se você não registrar alguma contribuição, isso afetará o processo.

Outra questão são informações irregulares no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Ele reúne dados como remunerações recebidas, vínculos empregatícios, datas de ingresso e saída de um emprego, etc. E é ideal que todas as informações estejam atualizadas.

Por fim, problemas com a documentação também é algo comum. Dentre os principais documentos que podem ser apresentados, estão o extrato do CNIS; o extrato analítico do FGTS; a carteira de trabalho; e os carnês de contribuição ao INSS. É preciso que todos sejam apresentados e estejam em bom estado. Rasuras também podem ser um problema.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.