Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo negado? Saiba os motivos que podem levar a isso

Quando as contas começam a sair do controle e a ”corda” começa a apertar, é normal que o desespero comece a bater por falta de dinheiro. Enquanto alguns recorrem à familiares, a grande maioria prefere pedir um empréstimo no banco. Entretanto, não é tão simples como parece, pois, se você não preencher alguns requisitos básicos, provavelmente seu empréstimo será negado. Neste artigo, você poderá conferir alguns motivos para ter o empréstimo negado.

É provável que você também goste:

Como fazer um empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa na Caixa com o FGTS?

Empréstimo negado? Saiba os motivos que podem levar a isso

Antes de tudo, é preciso entender que os bancos e instituições que oferecem empréstimos, possuem diferentes requisitos para conceder um empréstimo. Enquanto alguns bancos analisam apenas o score do correntista, outros fazem uma análise mais aprofundada. Portanto, se você não preenche os requisitos do banco, terá o empréstimo negado.

Motivos para ter o empréstimo negado

Dados fornecidos incorretamente

A grande maioria dos bancos costuma verificar todos os dados fornecidos por você. Se esses dados estiverem incorretos ou incompletos, provavelmente você terá o empréstimo negado. Então, sempre procure entregar os documentos com todos os dados corretos. Sempre fique de olho nos dígitos dos documentos de identificação, como RG e CPF. Também confira se o seu endereço e dados cadastrais estão corretos.

Ter o nome sujo no SPC e Serasa

Praticamente, nenhum banco aceitará conceder um empréstimo se você estiver com o nome sujo no SPC ou Serasa. Como as instituições conferem essas informações antes de conceder o empréstimo, você terá o empréstimo negado. Isso porque a instituição entende que você não é um bom pagador, pois está inadimplente. Para que você tenha o empréstimo aceito, é preciso que você renegocie suas dívidas e quite seus débitos. Mas as vezes, mesmo limpando seu nome, pode ser complicado conseguir um empréstimo na mesma instituição que você já ficou devendo.

Indisciplina financeira

Se você acha que as instituições de crédito avaliam apenas se você está com o nome sujo, está redondamente enganado. Sua disciplina financeira também é avaliada. Por exemplo, se você paga todas as suas contas em dia e não possui nenhuma dívida, certamente o empréstimo será concedido. Do contrário, seu empréstimo deverá ser negado pela instituição financeira.

Perfil do requerente

Pode parecer, mas não é nem um pouco fácil para as instituições financeiras concederem um empréstimo. Pois existe grande possibilidade de não receber o valor, resultando em prejuízo. Por essa razão, o perfil do requerente é levado em consideração pelas instituições. Por exemplo, quem se define como autônomo ou divorciado, pode ter uma dificuldade maior para conseguir o empréstimo. Isso porque que terão que lidar com uma diminuição de seus rendimentos. Já os aposentados e funcionários públicos, são perfis perfeitos para conseguir um empréstimo, visto que possuem certa estabilidade, o que é considerado garantia de pagamento.

Valor alto do empréstimo

Uma das coisas que pode fazer seu empréstimo ser negado é o alto valor requerido. Isso porque se o valor for muito alto, irá levar mais tempo para ser pago, o que não vale a pena para a instituição. Outro critério levado em conta são suas dívidas em relação ao salário que você ganha. Se for maior que 30%, pode esquecer o empréstimo.

Risco de crise econômica

Este é outro motivo para que você tenha dificuldades na hora de pedir um empréstimo. Apesar de que o dinheiro do banco vêm dos clientes, se o cenário econômico for pessimista, a liberação de crédito fica muito mais complicada. Por exemplo, um dos motivos que fazem com que os bancos diminuam as concessões de crédito é o alto índice de desemprego. Assim como a crise no ramo imobiliário. Essas coisas podem fazer o banco dar um recuo na questão empréstimo.

Gostou do artigo?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.