Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Estou negativado; corro risco de perder a CNH?

É possível perder a CNH caso o consumidor esteja com o nome negativado? Encontre mais informações a esse respeito por aqui!

A inadimplência atinge muitos brasileiros. Logo, estar com o nome negativado pode trazer muitas consequências negativas ao consumidor, como a limitação de acesso ao crédito em diversas instituições, por exemplo.

Porém, é possível que estar com o nome negativado também afete outras esferas, como causar a perda da Carteira Nacional de Habilitação, por exemplo? Saiba mais detalhes a respeito desse assunto na sequência.

É possível perder a CNH em razão do nome negativado?

Imagem de uma pessoa segurando uma CNH, Carteira Nacional de Habilitação
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

A restrição do CPF pela falta de pagamento de dívidas foi a pauta de um julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) no início deste ano. No dia 10 de fevereiro, a Suprema Corte aprovou a constitucionalidade do Artigo 139 do Código de Processo Civil (CPC).

Veja também: Governo faz revelação sobre aumento no Bolsa Família e adição de novos beneficiários; confira

Diante disso, o artigo prevê a permissão para os juízes aplicarem “medidas coercitivas” a quem está devendo. Logo, perder a CNH é uma dessas ações contra os inadimplentes. Desse modo, isso os forçaria a colocar as dívidas em dia o mais rápido possível, por exemplo.

Entretanto, essa situação não pode acontecer a qualquer momento. Isto é, essa medida mais rígida só será aplicada caso um juiz ache necessário. Ou seja, se um cidadão com dívidas usa a sua habilitação para trabalhar como motorista, a cassação da sua CNH é improvável.

O que fazer para não perder a Carteira de Habilitação por inadimplência?

Em suma, além de conseguir provar que trabalha com a condução de veículos, a melhor forma é realizar o pagamento das dívidas. Segundo o Serasa, é importante fazer um levantamento dos débitos e priorizar quitar os que possuem juros mais altos.

Assim, evitar cortes desnecessários também ajuda a botar as contas em dia. Além disso, renegociar os valores pode diminuir os valores dos débitos ao buscar condições mais favoráveis para a quitação das dívidas.

Enfim, perder a CNH por inadimplência traria ainda mais consequências negativas ao devedor, como a impossibilidade de dirigir e, portanto, a diminuição da qualidade de vida.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com