Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Eu serei obrigado a trabalhar durante os jogos do Brasil na Copa?

Com a chegada da Copa do Mundo de 2022 cada vez mais próxima, muitos brasileiros querem saber sobre os seus direitos em relação ao trabalho nos dias de transmissão de jogos do Brasil. O primeiro jogo da seleção está marcado para o dia 24 de novembro. O evento, contudo, estreia no dia 21.

Algumas empresas costumam liberar seus funcionários para que eles possam acompanhar os jogos da seleção brasileira. O primeiro jogo, por exemplo, será às 16h, horário em que muitos estão no trabalho. 

Trabalho no dia dos jogos do Brasil 

Apesar de ser algo recorrente em anos de Copa do Mundo, as empresas não são obrigadas a liberar os trabalhadores para assistir aos jogos da seleção brasileira. Ou seja, a determinação depende exclusivamente do contratante. 

Por isso, faltar ao trabalho ou sair no horário de trabalho para acompanhar os jogos do Brasil pode causar problemas, caso isso não seja negociado com a empresa de forma prévia. 

Uma opção é combinar alguma maneira de compensar as horas depois. Mas, de novo, isso depende do contratante. 

Jogos do Brasil na Copa do Mundo 

Até o momento, estão previstos três jogos para o Brasil na Copa. Veja o cronograma:

  • Brasil x Sérvia: 24/11 (quinta-feira) – 16h;
  • Brasil x Suíça: 28/11 (segunda-feira) – 13h;
  • Brasil x Camarões: 02/12 (sexta-feira) – 16h 

Como pode ser observado, todos os jogos caem em dias úteis da semana. Por isso, os trabalhadores que desejarem assistir a seleção, deverão se programar e buscar soluções junto às empresas.

Data do primeiro jogo

Em relação ao primeiro jogo da Copa, no dia 20, abertura do evento esportivo, a disputa será entre Catar e Equador às 13h. No entanto, trata-se de um domingo, por isso, os amantes de futebol que trabalham podem ficar mais tranquilos, já que nem todos os brasileiros exercem suas funções aos finais de semana.

Imagem: fifg / shutterstock.com