Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Evitar este erro comum pode te livrar de grandes dívidas com cartão de crédito

Dívidas com cartão de crédito: confira as melhores dicas para não se perder nas finanças ao utilizar o cartão de crédito no dia a dia.

O cartão de crédito pode ser um grande aliado da vida financeira ao longo do mês, no entanto, é fácil transformar-se num vilão quando chega a data de vencimento da fatura. Quantias altas podem extrapolar o orçamento, fazendo com que muitos brasileiros percam o controle dos gastos mensais.

Mas como evitar o acúmulo de dívidas quando o assunto é cartão de crédito? Confira, a seguir, quais os erros mais comuns para quem utiliza esse meio de pagamento e como evitar cair nas grandes armadilhas do mundo dos cartões, advindas das grandes taxas de juros.

Como não se endividar utilizando cartão de crédito

Se você possui cartão de crédito e quer continuar aproveitando seus benefícios, mas sem cair nas grandes armadilhas das taxas de juros, que podem, facilmente, levar ao acúmulo de dívidas, siga as melhores dicas financeiras, indicadas a seguir.

Data de vencimento da fatura: a hora de escolher a data de vencimento da fatura do cartão de crédito é muito importante e pode fazer toda diferença na hora de pagar. Escolha um dia conveniente para que você não tenha problemas no futuro, como dinheiro insuficiente, por exemplo.

Pagamento mínimo da fatura: pagando o valor mínimo da fatura do cartão, a quantia que fica para o próximo mês é acrescida de taxas de juros que podem ser bem altas. A média de juros dessa modalidade é de aproximadamente 411,5% ao ano.

Por isso, é melhor evitar esse tipo de saída quando as coisas apertarem. Uma possível alternativa seria tentar negociar diretamente com o banco emissor do seu cartão de crédito, propondo condições melhores para o pagamento, como a diminuição dos juros rotativos.

Parcelar compras no cartão de crédito: é importante ficar atento quando o assunto é parcelamento de compras, já que essa opção de pagamento só funciona para quem é organizado com suas finanças. Isso porque, quanto mais parcelas você escolhe na hora da compra, mais tempo estará comprometido com aquela dívida.

Pagar todas as contas com cartão de crédito: nem todas as contas podem ser pagas com cartão de crédito sem tarifas adicionais ou juros. É importante que contas essenciais, como luz, água e telefone, por exemplo, sejam pagas no débito ou em dinheiro. Opte por pagar no crédito aquelas despesas mensais que você sabe que possuem um preço padrão, como serviços de assinatura, por exemplo.

Todo cuidado é pouco

Como já mencionado, assim como funcionar como um salvador, o cartão de crédito pode tornar-se seu pior inimigo na hora de pagamento. Por isso, ao pensar em contratar tal serviço, tenha em mente que, para utilizar esse meio de pagamento, é necessário priorizar a organização financeira e a disciplina no dia a dia.

Cada vez que você se vê apertado na hora de pagar a fatura e opta por parcelar a conta ou até mesmo pagar o mínimo do documento, as contas viram uma bola de neve e as chances de endividamento são cada vez maiores. Por isso, todo cuidado é pouco.

Imagem: Farknot Architect / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital