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Existe diferença entre franqueado e franqueador?

Quais as diferenças entre o franqueador e o franqueado, seus direitos, responsabilidades e os desafios que enfrentam. Acesse e veja!

O franchising tornou-se um modelo de negócios popular, onde os empreendedores podem expandir sua marca e alcançar novos mercados. Isso ocorre ao passo que oferecem a outros a oportunidade de possuir e operar um negócio.

No entanto, é essencial entender as funções e responsabilidades do franqueador e do franqueado para que o sistema funcione de maneira eficaz. Neste artigo, exploraremos as diferenças entre o franqueador e o franqueado, seus direitos e responsabilidades e os desafios que enfrentam no sistema de franquia.

Franqueados e Franqueadores: diferenças

Franqueados e franqueadores têm funções e responsabilidades distintas que diferem em termos de delegação, obrigações, escopo e alcance de gerenciamento e limitações de ordens.

Como franqueador, as obrigações são de manter os padrões da marca. O que pode ser um desafio, especialmente quando se trata de promover valores fundamentais e construir uma base de clientes fiéis. Todavia uma vez consolidada, o caminho para o sucesso é mais fácil.

O franqueado é responsável pela gestão e utilização da marca de acordo com as diretrizes e regras estabelecidas pela franqueadora, conforme estabelecido no contrato. Ao considerar o sistema de franquia, é importante entender os direitos e responsabilidades de ambas as partes.

Franchising é uma parceria onde ambas as partes trabalham em direção aos seus objetivos e visam maximizar o lucro. Apesar de cada função ter suas próprias definições, a implementação desse sistema pode ser difícil para ambas as partes.

Gestão de franquias e relação com o franqueador

Gerenciar uma rede de franquias é uma tarefa complexa para os franqueadores, pois é provável que eles trabalhem com pessoas com personalidades, conjuntos de habilidades, origens culturais e localizações geográficas diferentes.

Por outro lado, os franqueados são como músicos de orquestra que devem seguir as regras do maestro e respeitar sua autoridade. Tanto um quanto o outro, junto as suas equipes, devem se esforçar continuamente para entender e aproveitar ao máximo o modelo de franquia, superando seus desafios.

Pesquisas recentes indicam que o gerenciamento eficaz de pessoas, o treinamento, o suporte e o foco na construção de relacionamentos fortes e no propósito da marca são essenciais para um bom resultado empresarial. Tudo isso implica no sucesso de um sistema de franquia.

Imagem: Eakrin Rasadonyindee / shutterstock