Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Existe alguma diferença entre SPC, SCPC e Serasa? É possível ficar com o nome sujo nos três?

Os serviços de proteção ao crédito podem negativar o nome de quem deixou de pagar suas dívidas. Entenda como esses serviços atuam.

Os serviços de proteção ao crédito podem negativar o nome de quem deixou de pagar suas dívidas. É comum que as pessoas achem que uma única empresa é responsável por deixar o nome sujo.

Atualmente, existem três grandes serviços de proteção ao crédito atuando no Brasil e cada um deles trabalha com um tipo determinado de dívida e seu próprio banco de dados. 

Assim, nada impede que um cidadão apareça com o nome sujo em mais de uma lista. Nesse caso, ele precisa ter mais de uma dívida atrasada em instituições diferentes e que utilizam os serviços de empresas diversas. 

Empresas das listas de nome sujo

Como dissemos, existem três grandes serviços de proteção ao crédito atuando no Brasil. São eles:

Cada um desses serviços é ligado a uma instituição e atua, preferencialmente, em determinados setores da economia. Entretanto, as atividades realizadas por eles são bem parecidas.

Todos eles fazem uma análise do comportamento financeiro do consumidor e indicam quem tem o nome sujo ou aqueles que são bons pagadores e oferecem menos risco à concessão de crédito. 

A Serasa faz parte da Federação Brasileiras dos Bancos (FEBRABAN). Portanto, é especializada no relacionamento entre pessoas físicas e jurídicas com os créditos bancários. Assim, é mais comum que esse serviço liste o nome sujo de quem tem dívidas com bancos. 

Já o SPC tem uma relação mais próxima com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de cada cidade. Sua especialidade é trabalhar com as dívidas em aberto nos vários comércios do país, independentemente dos produtos e serviços vendidos.

Por último, temos o SCPC, que é administrado pela Boa Vista. Nesse caso, o trabalho está voltado para os fundos de investimento e financiamentos

É possível ser negativado nos três?

Sim, é possível que o nome sujo de um cliente apareça em mais de uma lista de proteção ao crédito. Entretanto, é improvável que o CPF esteja cadastrado com a mesma dívida. 

Ou seja, o consumidor precisa ter duas ou mais dívidas. Por exemplo, um financiamento atrasado no banco e a parcela do carnê de algum comércio vencidos.

Para ter o nome tirado de qualquer uma das listas de proteção ao crédito, o consumidor precisa pagar a dívida que deixou seu nome sujo.

Imagem: fizkes/shutterstock.com