Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Haddad promete tirar os brasileiros da Serasa

Ministro da Fazenda falou sobre a agenda de crédito de sua equipe com foco nos brasileiros negativados. Saiba mais!

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a falar sobre a urgência de tirar os brasileiros da Serasa, desta vez no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça. De acordo com o chefe da pasta, uma de suas prioridades para a área econômica do Brasil é “melhorar o sistema de garantias”. 

Em sua fala, o ministro explicou que o órgão negativa os devedores, que ficam impossibilitados de recorrer ao crédito. O objetivo é retirar as pessoas da negativação, para que elas possam voltar ao mercado de consumo. 

No evento, Haddad também citou a reforma tributária, uma das propostas de campanha do atual governo. O intuito é taxar os mais ricos e fazer com que as pessoas de baixa renda não precisem pagar tantos impostos.

Haddad já anunciou programa de renegociação de dívidas

Na ocasião, ao falar sobre a retirada dos negativados da Serasa, Haddad afirmou que sua equipe econômica trabalha com uma agenda de crédito.

Ainda nesse sentido, o novo governo já anunciou um programa para renegociação de dívidas, o que pode possibilitar que as famílias consigam quitar os débitos e limpar o nome. 

Chamado de Litígio Zero, o programa oferece descontos de 40% a 50% sobre o valor da dívida para pessoas físicas, micro e pequenas empresas, além de parcelamento em até 12 meses. 

Vale ressaltar que a proposta atende aos brasileiros independentemente da classificação da dívida ou capacidade de pagamento. O programa tem adesão até o dia 31 de março. 

Programa Desenrola 

Além do Litígio Zero, há também outro programa no mesmo sentido em fase de desenvolvimento. É o Desenrola, que pretende atender cerca de 80 milhões de brasileiros que estão endividados. 

Nesse caso, os beneficiários do Auxílio Brasil que contrataram o empréstimo consignado vinculado ao programa também devem ser contemplados. 

Recentemente, Haddad se reuniu com representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil para acertar detalhes do novo programa. Segundo ele, o anúncio oficial deve acontecer após o evento em Davos. 

Imagem: Rogerio Cavalheiro/shutterstock.com