Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FALIDA? Empresa famosa entra com pedido de recuperação judicial

Uma importante empresa entrou com o pedido de recuperação judicial nesta semana. Saiba mais informações por aqui!

Uma importante empresa entrou com o pedido de recuperação judicial. Trata-se da metalúrgica Grupo Venâncio, que possui sede em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul.

A companhia comunicou a decisão na última terça-feira (19). Já o pedido em si ocorreu no último domingo (17). Entre as razões para tal, alegou-se a crise causada especialmente durante a pandemia de Covid-19. Continue a leitura!

Empresa metalúrgica Grupo Venâncio entra em recuperação judicial

Imagem de um martelo de juiz com diversos livros ao lado, na parte superior está escrito "Recuperação judicial"
Imagem: Zolnierek / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Com mais de três décadas de serviços prestados e mais de mil funcionários, a empresa passou por um período difícil durante a pandemia. Segundo o jornal local Folha do Mate, a nota da empresa diz que houve a “expressiva retração da economia e aumento substancial do valor das matérias-primas, entre outros fatores”, determinando, assim, a decisão tomada.

Logo, o pedido de recuperação judicial da empresa é um movimento estratégico e necessário, considerando a falta de acerto entre a empresa e seus principais credores, no caso, as instituições financeiras. Isso porque o Grupo Venâncio propôs uma negociação, mas a tentativa não foi bem-sucedida.

Veja também:

Veja como será o funcionamento do Itaú no fim de ano

Apesar da situação delicada, a direção da companhia mantém uma postura otimista. Os dirigentes apontam para a recuperação judicial como meio para reestruturar a empresa, permitindo a manutenção das atividades durante o período de recuperação.

Quais são os planos futuros para o Grupo Venâncio?

O diretor do Grupo, Marcelo Campos, disse que todos os fornecedores e colaboradores foram devidamente informados sobre a situação atual, assegurando sua transparência no processo. Ademais, ele faz projeções para 2024, esperando que a empresa possa aumentar sua produção e, consequentemente, reafirmar sua posição no mercado.

Um outro ponto frisado por Campos é que a recuperação judicial permitirá que a empresa renegocie suas dívidas bancárias de investimentos. A manutenção do quadro de funcionários é outra prioridade no processo de retomada.

Por fim, Campos finaliza reiterando a intenção da empresa de é a de “liquidar todo o passivo, de forma rápida e em conformidade com a Lei nº 11.101/2005”.

Imagem: Zolnierek / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital