Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Famosa cidade turística começará a cobrar taxa de acesso este ano; saiba mais

Uma famosa cidade turística passará a cobrar uma taxa de acesso para evitar os efeitos do turismo predatório. Entenda!

Uma famosa cidade turística passará a cobrar uma taxa de acesso a partir deste ano. Trata-se, portanto, da cidade de Veneza, na Itália, que tomou essa medida como forma de proteger o seu patrimônio cultural e histórico do chamado turismo predatório.

Logo, haverá a limitação de pessoas que transitam nos cartões postais do local, por exemplo. Assim, o número não poderá exceder 25 turistas. Saiba mais sobre essas medidas da cidade italiana na sequência!

Famosa cidade turística, Veneza passa a cobrar taxa de acesso

Veneza, cidade turística que vai cobrar taxa de acesso em 2024.
Imagem: diana.grytsku / Freepik

Veneza, conhecida por sua arquitetura icônica e canais pitorescos, planeja iniciar a cobrança experimental de uma taxa de acesso para viajantes que fazem o famoso “bate e volta” no centro histórico. Essa taxa entrará em fase de testes por 29 dias ao longo do ano de 2024, começando no período entre 25 de abril e 5 de maio.

Veja também:

Quem trabalha em banco pode conseguir aumento na aposentadoria?

Luigi Brugnaro, prefeito da cidade, justifica esta iniciativa como uma tentativa de aliviar a aglomeração no centro histórico. Ele afirmou que estão realizando um teste inédito no mundo e destacou a complexidade e fragilidade da cidade, enfatizando sua vitalidade.

Ademais, Brugnaro enfatizou a responsabilidade de tomar medidas, explicando que em certos períodos do ano ocorre uma aglomeração que precisa ser aliviada.

Combatendo o turismo predatório

Há um crescente descontentamento entre os habitantes locais em relação ao comportamento dos turistas. Nos últimos anos, a cidade italiana tem sofrido com o turismo predatório. Manifestações contra maus hábitos dos turistas, como urinar na rua, mergulhar nos canais e fazer piqueniques nas pontes, tornaram-se frequentes.

Sendo assim, a crença é de que a taxa de acesso na cidade turística ajudará a gerenciar o número de visitantes e melhorar a qualidade de vida para aqueles que vivem no local. No entanto, só será possível observar a efetividade da medida após o período de testes.

Imagem: Rembolle / shutterstock.com